Loading

loading icon
dianova | Estudos Científicos
2310
page-template-default,page,page-id-2310,page-child,parent-pageid-2711,ajax_updown_fade,page_not_loaded,smooth_scroll,
title

Estudos Científicos Documentação e Divulgação

Happiness Works 2014

Em parceria com Universidades em Portugal e Espanha, Revista Exame, APG e Leo Burnett, a Horton International Portugal lançou, pelo 3º ano consecutivo, o estudo Happiness Works, que pretende avaliar a evolução da felicidade dos profissionais por sector em Portugal.

No HW14, a Dianova Portugal participou como o Estudo de Caso para o Terceiro Sector. Como Organização Social orientada à Sustentabilidade, podemos constatar pelos resultados do HW14 que no cômputo geral do Índice Global de Felicidade dos/as Colaboradores/as Dianova é superior a de outras Organizações do Terceiro Sector, respectivamente nas 3 dimensões Profissional (3,8 vs 3,6), Organizacional (3,7 vs 3,5) e Funcional (3,9 vs 3,8).

Estes resultados demonstram a significativa importância do Investimento no Capital Humano das Organizações Sociais para incrementar o envolvimento e compromisso dos/as Colaboradores/as na prossecução da missão organizacional e dos seus respectivos objectivos a alcançar, quer em termos das Unidades Operacionais, quer em termos globais Corporativos.


Follow-up Trajectórias, da Dependência à Reintegração 2013

“Trajectórias, da dependência à reintegração – estudo de trajectórias sociais de toxicodependentes após processo terapêutico”, CIES-ISCTE-IUL 2010-2013

Sob a coordenação da Prof.ª Doutora Susana Henriques, Investigadora do CIES-ISCTE-IUL, foi iniciado em Fevereiro de 2010 o estudo longitudinal horizonte 2013 “Trajectórias, da dependência à reintegração – estudo de trajectórias sociais de toxicodependentes após processo terapêutico“. O estudo permitiu aferir o impacto que o Programa Residencial Educativo-Terapêutico em Comunidade Terapêutica Dianova, pioneira em Portugal com Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2008 certificado desde 2005 pela SGS – ICS, tem na reinserção socioprofissional das Pessoas que dele beneficiam, para além dos indicadores de performance que a CTQL dispõe na actualidade tais como taxa de retenção a 6 e 12 meses e conclusão do programa com alta terapêutica.

Em 2015, foi publicado no Therapeutic Communities: The International Journal of Therapeutic Communities o artigo científico:

Susana Henriques ,Pedro Candeias , (2015) “Socio-demographic characteristics and consumption patterns of drug users – synthesis of outcome research at a TC for a 10 year range”,Therapeutic Communities: The International Journal of Therapeutic Communities, Vol. 36 Iss: 2, pp.50 – 61

Relatorio Preliminar
Estudo Follow up Trajectorias
2010

Relatorio Preliminar
Estudo Follow up Trajectorias
2011

Relatorio Final
Estudo Follow up Trajectorias
2013


Empreendedorismo Social em Portugal 2013

Coordenado pela Prof.ª Doutora Cristina Parente, do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do PortoDinamia-CET e A3S, entre 2010 e 2013, o projecto “Empreendedorismo Social em Portugal” parte da identificação e do envolvimento de múltiplos atores sociais com intervenção neste campo, e visa compreender as representações a que se refere este conceito no contexto nacional, bem como as práticas a que está a dar lugar.

Dianova foi um dos 7 Estudos de Caso analisados neste estudo científico Empreendedorismo Social em Portugal.

Poderá consultar todos os produtos criados pelo projecto Empreendedorismo Social em Portugal.

Clique aqui para visualizar o Documentário “És Social” Capítulo 3/3 Gerir pela missão social (testemunho Dianova ao minuto 7m20s)

Clique aqui para ver o canal de youtube

Clique aqui para ver o eBook via ISSUU Dianova


Tese A pintura do Azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias – um novo paradigma 2013

Quinta das Lapas | Objecto de Estudo para Tese de Doutoramento na área Cultural e Patrimonial

A tese de doutoramento da Senhora Doutora Rosário Salema de Carvalho, concluída com Distinção e Louvor, intitulada “A pintura do Azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias – um novo paradigma”, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e que contou com a colaboração da Dianova, especificamente com a sua sede localizada na Quinta das Lapas, monumento classificado edificado a partir do séc. XVII, em Monte Redondo – Torres Vedras.

A Tese de Doutoramento poderá ser consultada no Repositório da Universidade de Lisboa, em consulta livre, através do link  http://repositorio.ul.pt/handle/10451/6527.