loading icon

21 Nov / Benefícios da Qualidade no Tratamento dos Comportamentos Aditivos

Qualidade no Tratamento dos Comportamentos Aditivos

Dianova apresenta Boa Prática na área do Tratamento dos Comportamentos Aditivos

 

Realizou-se de 6 a 8 de Novembro no Sheraton Grand Macao Hotel, em Macau, China a 27ª Conferência Mundial IFNGO – International Federation of NGO. Dedicada ao tema “Compreendendo as Dependências. Prevenção, Tratamento e Política de Redução de Danos”, contou com cerca de 200 participantes de todo o mundo.

 

Em muitos países, verificou-se uma mudança de paradigma internacional nos últimos anos. Todavia, países da região Ásia-Pacífico, como Tailândia, Myanmar, Indonésia, Filipinas, Malásia, China ou Brunei, mantêm a abordagem. Um abordagem principalmente criminalizadora do uso de drogas e de desrespeito pelos direitos humanos.

Resultam infelizmente desta política:

  1. Sobrelotação de prisões devido a detidos por acusações relacionadas com as drogas;
  2. Aumento significativo da incidência das taxas de HIV e Tuberculose;
  3. Insuficiência de serviços e programas de tratamento;
  4. Falta de financiamento e de compromisso político que permita a redução dos problemas;
  5. Custos de saúde e sociais relacionados com o uso de drogas;

 

Benefícios da Qualidade no Tratamento dos Comportamentos Aditivos – Dianova Portugal. O Tratamento com Qualidade Resulta.

Para contrastar com esta realidade, a Dianova Portugal apresentou na 2ª Sessão Plenária Tratamento, a Boa Prática “Benefícios da Qualidade no Tratamento dos Comportamentos Aditvos“.

 

Pioneira no domínio da saúde e da reintegração social em Portugal, esta Boa Prática da Dianova é fruto da sua certificação desde 2005 na área de tratamento e reabilitação de toxicodependência de acordo com a ISO 9001. Deste seu Sistema de Gestão da Qualidade, registou-se um aumento na eficiência e eficácia do serviço ao longo destes últimos doze anos.

Benefícios da Gestão da Qualidade no Tratamento dos Comportamentos Aditivos

Entre os benefícios gerados para a Organização, Clientes e Stakeholders Externos, destacam-se:

  1. Uma melhor e mais rápida apropriação melhor dos procedimentos internos;
  2. Maior motivação e compromisso da equipa de profissionais;
  3. Reforço do reconhecimento pelas autoridades de saúde e academia, completada por um estudo científico de acompanhamento de longo prazo realizado por investigadores do CIES-ISCTE-IUL entre 2009 e 2013 focalizado nas Trajectórias de Reinserção Social;
  4. Incremento da credibilidade e confiança nos programas pelas famílias e sociedade em geral;
  5. E, por conseguinte, uma melhoria contínua dos serviços, tendo alcançado e mantido nos últimos cinco anos 100% da Recomendação de Serviço e Satisfação do Cliente.

 

Clique aqui para ver a apresentação Dianova “Qualidade no Tratamento das Dependências”

Estamos convictos que a partilha desta Boa Prática e dos resultados alcançados, no âmbito do tratamento e da reintegração social a nível das dependências, possa inspirar uma mudança de paradigma. Como por exemplo, os programas de intervenção, a prevenção ao tratamento, reabilitação, assim como a redução de danos à reintegração social, centrando-se no respeito pela pessoa e numa abordagem holística de saúde.

Da Conferência IFNGO Macau 2017 à IFNGO Pequim 2019

Por fim, durante a Conferência, Augusto Nogueira, Presidente da ARTM, foi eleito Presidente da IFNGO para o período de 2018-2019, terminando o seu mandato no decorrer da 28ª Conferência Mundial IFNGO, que irá decorrer em 2019 em Pequim, China. Assim, a Dianova Portugal e a Rede Dianova International manifestam-lhe as maiores felicitações e sucesso para este seu mandato.