Benefícios da Qualidade no Tratamento dos Comportamentos Aditivos

loading icon

21 Nov / Benefícios da Qualidade no Tratamento dos Comportamentos Aditivos

Qualidade no Tratamento dos Comportamentos Aditivos

Dianova apresenta boa prática na área do Tratamento dos Comportamentos Aditivos

 

Benefícios da Qualidade no Tratamento dos Comportamentos Aditivos – Dianova

 

Realizou-se de 6 a 8 de Novembro no Sheraton Grand Macao Hotel, em Macau, China a 27ª Conferência Mundial IFNGO – International Federation of NGO. Dedicada ao tema “Compreendendo as Dependências. Prevenção, Tratamento e Política de Redução de Danos”, contou com cerca de 200 participantes de todo o mundo.

 

Em muitos países, verificou-se uma mudança de paradigma internacional nos últimos anos. Todavia, países da região Ásia-Pacífico, como Tailândia, Myanmar, Indonésia, Filipinas, Malásia, China ou Brunei, mantêm a abordagem. Criminalizadora do uso de drogas e de desrespeito pelos direitos humanos.

Resultam infelizmente desta política:

  1. Sobrelotação de prisões detidos por acusações relacionadas com as drogas;
  2. Aumento significativo da incidência das taxas de HIV e Tuberculose;
  3. Insuficiência de serviços e programas de tratamento;
  4. Falta de financiamento e de compromisso político que permita a redução dos problemas;
  5. Custos de saúde e sociais relacionados com o uso de drogas;

 

O Tratamento com Qualidade Resulta

Para contrastar esta realidade, a Dianova Portugal apresentou na 2ª Sessão Plenária Tratamento, a Boa Prática “Benefícios da Qualidade no Tratamento dos Comportamentos Aditvos“.

 

Pioneira no domínio da saúde e da reintegração social em Portugal, esta Boa Prática da Dianova é fruto da sua certificação desde 2005 na área de tratamento e reabilitação de toxicodependência de acordo com a ISO 9001. Deste seu Sistema de Gestão da Qualidade, registou-se um aumento na eficiência e eficácia do serviço ao longo destes últimos doze anos.

Benefícios da Gestão da Qualidade no Tratamento dos Comportamentos Aditivos

Entre os benefícios gerados para a Organização, Clientes e Stakeholders Externos, destacam-se:

  1. uma melhor e mais rápida apropriação melhor dos procedimentos internos;
  2. maior motivação e compromisso da equipa de profissionais;
  3. reforço do reconhecimento pelas autoridades de saúde e academia, completada por um estudo científico de acompanhamento de longo prazo realizado por investigadores do CIES-ISCTE-IUL entre 2009 e 2013 focalizado nas Trajectórias de Reinserção Social;
  4. incremento da credibilidade e confiança nos programas pelas famílias e sociedade em geral;
  5. e uma melhoria contínua dos serviços, tendo alcançado e mantido nos últimos cinco anos 100% da Recomendação de Serviço e Satisfação do Cliente.

 

Clique aqui para ver a apresentação Dianova “Qualidade no Tratamento das Dependências”

Estamos convictos que a partilha desta Boa Prática e dos resultados alcançados no âmbito do tratamento e da reintegração social a nível das dependências possa inspirar uma mudança de paradigma. Desde os programas de intervenção a prevenção, ao tratamento, reabilitação, redução de danos à reintegração social, centrando-se no respeito pela pessoa e numa abordagem holística de saúde.

Da Conferência IFNGO Macau 2017 à IFNGO Pequim 2019

Durante a Conferência, Augusto Nogueira, Presidente da ARTM, foi eleito Presidente da IFNGO para o período de 2018-2019, terminando o seu mandato no decorrer da 28ª Conferência Mundial IFNGO que irá decorrer em 2019 em Pequim, China. A Dianova Portugal e a Rede Dianova International manifestam-lhe as maiores felicitações e sucesso para este seu mandato.