Campanhas de Interesse Público

loading icon
title

Campanhas de Interesse Público Cidadania e Solidariedade

Campanhas de Interesse Público Nacionais

Campanhas de Interesse Público, Comunicação de Causas, de Sensibilização Social e/ou Prevenção das Dependências de Drogas, Álcool e Internet. Estas campanhas foram desenvolvidas pro bono por agências de publicidade internacionalmente reconhecidas.

Inseridas no âmbito da Educação e Promoção da Saúde visam, sobretudo, consciencializar jovens e adultos para os efeitos das dependências. Quer a nível físico, neurológico e emocional, quer a nível individual, familiar ou comunitário. Focalizam-se em ambiente escolar, familiar e laboral. Pretendemos através destas campanhas sensibilizar ainda decisores políticos, autoridades governamentais, media e outros stakeholders chave.


“Acabar com o Estigma #QuitStigmaNow” 2018

Durante a última década, a Dianova tem-se focado na educação e na defesa da saúde através da implementação de campanhas internacionais. Destinam-se a aumentar a consciência social sobre os riscos associados às dependências de substâncias e não substâncias. Particularmente, entre os jovens, pais/famílias e pessoas que enfrentam um problema de dependência. #QuitStigmaNow

26 de Junho celebra o terceiro ano do Dia Internacional da Luta Contra o Uso e Tráfico Ilícito de Drogas desde a adopção dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) em 2015. Os 193 estados membros das Nações Unidas consensualizaram a nova Agenda de desenvolvimento sustentável “Transformar o Nosso Mundo: A agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Este documento inclui o compromisso de não deixar ninguém para trás na implementação destes objectivos.

Continuar a ler

“Listen First – Escute Primeiro” 2017

Por ocasião do Dia Internacional Contra o Abuso de Drogas e Tráfico Ilícito a 26 de Junho, a Dianova Portugal e a rede Internacional Dianova associam-se à campanha mundial das Nações Unidas. “Escute Primeiro – Listen First”.

A campanha tem por objectivo promover iniciativas de prevenção da toxicodependência baseadas em evidências científicas. Coloca a tónica num conceito simples. No centro destas iniciativas há uma pequena coisa que todos sabemos fazer, mas que por falta de tempo nem sempre o fazemos, Escutar!.

Continuar a ler

“#NAOTEDEIXESPOSSUIR” 2016

Sente que um amigo, familiar ou você mesmo está a ser “possuído” pelas novas tecnologias?

Vivemos num mundo cada vez mais dominado pelas novas tecnologias, como a Internet, redes sociais, smartphones e apps. É assim cada vez mais difícil estabelecer um limite para a utilização saudável destas ferramentas.

 A campanha #NaoTeDeixesPossuir visa alertar jovens e adultos, para os riscos associados a uma utilização inadequada da Internet. Incluindo Websites, Redes Sociais, Jogos Online, Apostas Online através de PC/Laptop, Smartphones ou Tablets.

Continuar a ler

Iniciativa Promoção de Saúde “Mocktails” 2009 – 2017

Idealizada e organizada anualmente desde 2009  pela Dianova Portugal em conjunto com a Câmara Municipal de Torres Vedras. E ainda em estreita colaboração com mais de 40 Parceiros. Esta é a iniciativa de promoção de saúde e envolvimento em meio escolar e comunitário “Mocktails: memórias divertidas de uma noite”. Tem por objectivo sensibilizar os mais jovens e jovens-adultos para os comportamentos de risco associados ao consumo excessivo de álcool. Utiliza, para o efeito, uma metodologia de proximidade.

Continuar a ler

“Reage” 2014

Sob o slogan “REAGE” com a problemática da toxicodependência em grande destaque. A Dianova lança entre Janeiro e Junho uma campanha de sensibilização social multimeios. A campanha foi desenvolvida pro bono pelas agências Externa Comunicació e BloodyMary Films. Uma mensagem de esperança, alertando para as consequências do abuso de drogas e álcool em diferentes contextos. Escolar, profissional e familiar.

Continuar a ler

“Não deixamos que te atires para o lixo” 2012

Vivemos numa sociedade cada vez consumista, individualista e hedonista que carece de uma maior Responsabilidade por parte de indivíduos. Respeitando terceiros. Mas também de maior Solidariedade e Compromisso. O objectivo é desenvolver ou tornar mais Autónomo o Potencial construtivo de mudança de Cidadãos e Sociedade em geral. 

Continuar a ler

“Labirintos de Paixões” 2007

Visa incrementar junto de jovens internautas a percepção social do risco associado ao consumo ocasional de drogas estimulantes. Tais como anfetaminas, ecstasy, cocaína, cannabis ou depressoras como o álcool. Bem como estimular a mudança junto daqueles que já têm um problema de dependência. A Dianova lança assim entre 16 de Julho e 30 de Setembro a campanha “Labirintos de Paixões”. Sob o lema “Rapidamente o tudo pode transformar-se em nada”.

Continuar a ler

“Caras – Momentos de Confusão” 2006

O Dia Mundial da Luta Contra a Droga é dedicado este ano ao tema “As drogas não são brincadeira de crianças”. A Dianova lança neste âmbito a campanha de sensibilização social “Caras – Momentos de confusão. Assenta em diferentes suportes entre Junho e Dezembro de 2006. Desenvolvida pro bono pela TBWA Espanha, é constituída por suportes Gráfica com 3 temas. “Há um momento em que o prazer e o mal-estar se confundem“. E por outro lado o Spot vídeo 30” representando um grupo de jovens que cantam em coro “Posso ser feliz sem drogas“.

Continuar a ler

“Um outro olhar sobre a droga” 2004

A toxicodependência é um sintoma de inadaptação do indivíduo, uma forma de lidar com a vida ao ver-se destituído da bússola orientadora que é a sociedade. Nomeadamente, face ao desemprego, à marginalização, ao mal-estar. Geram-se danos mentais e físicos, pondo em risco a vida laboral, aumentando a sinistralidade e criminalidade. Haverá que contrabalançar esta atitude através da promoção do seu tratamento. Bem como da família, do emprego e do seu estatuto dentro da comunidade, em suma, motivação e integração.

Continuar a ler

“Se aqui vês mais do que” 2003

A campanha é constituída por 6 temas diferentes. Açúcar/cocaína, saco de chá/cannabis, papel de alumínio/heroína, vacina/drogas injectáveis, refresco/álcool, comprimidos/ecstasy. Foi desenvolvida pro bono pela agência Rapp Collins España. Assenta num estilo gráfico moderno, universal, evitando a representação de pessoas ou paisagens que pudessem evocar um contexto social ou cultural específico.

Continuar a ler


Campanhas de Interesse Público Europeias CE|PE


European Youth Event 2016

A Dianova assume a Coordenação Nacional para Portugal do Evento European Youth Event #EYE2016 “Juntos podemos fazer uma mudança”. Estimam-se cerca de 7.500 jovens da EU, de 20-21 de Maio de 2016, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Continuar a ler

European Youth Event 2014

A Dianova assume a Coordenação Nacional para Portugal do EYE2014 | Numa conjuntura actual de dificuldades, aumenta o desemprego jovem. Constitui-se como um dos resultados mais dramáticos da crise económica e financeira. Constata-se a necessidade de novas ideias para a Europa, que tornem a Europa um melhor lugar para viver.

> 5.380 Jovens Adultos no Total | 5.135 Europeus | 98 Jovens Portugueses

> 157 Oradores

 

O EYE 2014 European Youth Event visou por isso mesmo, não uma agenda de mudança, mas um contributo real dos jovens através do debate e da conformação dessa mesma mudança. Participaram 5.380 jovens adultos com pensadores, decisores políticos, media e profissionais de organizações diversas (empresas, entidades públicas e ONG). Fundamental para o enriquecimento e partilha de perspectivas em temas críticos para o futuro comum dos europeus.

Continuar a ler

Migrants in Europe 2013

Resultados Portugal & EU 1ª Edição 2013

A Dianova assume a Coordenação Nacional para Portugal | Desafio a estudantes de Comunicação, Artes e Jornalismo de escolas profissionais e superiores. Visa reflectir sobre o contributo dos migrantes não-europeus para a sociedade, economia, cultura e demografia europeias nos 27 Estados membro & Croácia. Entre 1 de Fevereiro e 21 de Junho decorreu o concurso multimédia “Migrantes na Europa” promovido pela Comissão Europeia – Direcção-Geral dos Assuntos Internos. Pautou-se por um estrondoso sucesso a nível nacional. Portugal superou em 182% os objectivos pré-definidos pela CE com 48 Escolas e Universidades inscritas e 78 trabalhos apresentados  http://www.slideshare.net/Dianova/concurso-migrantes-na-europa-dianova-2013.

Continuar a ler

Access City Award 2012-2014

A Dianova assume a Coordenação Nacional para Portugal | A Dianova comunica que estiveram abertas até 10 de Setembro de 2013 as candidaturas à terceira edição do Prémio Access City Award. Promovido pela Comissão EuropeiaDirecção Geral de Justiça foi dirigido aos Municípios Portugueses (bem como aos dos restantes 27 Estados membro). Visa a implementação de boas práticas na área da acessibilidade e inclusão social de deficientes.

Continuar a ler

European Action on Drugs 2009-2011

A Dianova assume a Coordenação Nacional para Portugal | Após ter-se tornado signatária da European Action On Drugs, a Dianova foi nomeada pela Comissão EuropeiaDirecção-Geral de Justiça como a Coordenadora Nacional da campanha European Action On Drugs. Culminou em 2013 com a apresentação dos Top Ten Stories. 708 Compromissos signatários nos 27 Estados membro, dos quais 21 em Portugal, 10 na União Europeia e 677 nos restantes Estados membro foram os resultados em 2010.