Title Image

Campanhas de Interesse Público

Campanhas de Interesse Público Nacionais

Campanhas de Interesse Público, Comunicação de Causas, de Sensibilização Social e/ou Prevenção das Dependências de Drogas, Álcool e Internet. Estas campanhas foram desenvolvidas pro bono por agências de publicidade internacionalmente reconhecidas.

Inseridas no âmbito da Educação e Promoção da Saúde visam, sobretudo, consciencializar jovens e adultos para os efeitos das dependências. Quer a nível físico, neurológico e emocional, quer a nível individual, familiar ou comunitário. Focalizam-se em ambiente escolar, familiar e laboral. Pretendemos através destas campanhas sensibilizar ainda decisores políticos, autoridades governamentais, media e outros stakeholders chave.


“#VoicesWithoutStigma” 2025

A campanha de sensibilização da Dianova, Voices Without Stigma, destaca as experiências vividas por jovens entre os 15 e os 25 anos, incentivando a conversas abertas sobre saúde mental e dificuldades emocionais. Através de histórias comoventes e do envolvimento da comunidade, a campanha visa acabar com o estigma e promover uma cultura de empatia, ligação e apoio.

Continuar a ler

Não Apenas Uma, mas Muitas Vidas” 2024

A Dianova, para assinalar o Dia Internacional da Eliminação da Violência contras as Mulheres lança a campanha “Não apenas uma, mas muitas vidas” para sensibilizar a opinião pública sobre a violência contra as mulheres, a intersecção com problemas de dependências e as suas consequências.

Pretende-se consciencializar para a situação das mulheres que consomem drogas ou enfrentam problemas de dependência, uma vez que estas sofrem níveis de violência de género entre 5 a 6 vezes superiores ao das mulheres da população em geral. No entanto, o tratamento destes dois problemas ainda é amplamente fragmentado, sem que seja realizada uma abordagem integral.

Continuar a ler

#LeaveNoOneBehind” – Não Deixar Ninguém para Trás 2024

O acesso ao tratamento dos comportamentos aditivos e dependências é um Direito Humano. Só uma abordagem intersectorial pode endereçar as múltiplas formas de discriminação que as comunidades enfrentam.

O dia 26 de Junho assinala o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Esta efeméride permite-nos reflectir sobre a necessidade de implementar políticas de drogas que promovam, e não prejudiquem, a saúde e os direitos humanos das nossas comunidades. Neste dia, é fundamental reconhecer que o acesso ao tratamento dos comportamentos adictivos e dependências não é apenas uma questão de saúde pública, mas também um direito humano fundamental.

Continuar a ler

“#CuidarNasCrises2022

As crises internacionais amplificam as desigualdades e afetam desproporcionalmente os mais vulneráveis ou marginalizados. O mundo está em constante transformação e o equilíbrio internacional encontra-se cada vez mais ameaçado. À crise provocada pela COVID-19 e à guerra à porta da Europa – situações consideradas impensáveis há bem pouco tempo – somaram-se problemas globais tão grandes como as mudanças climáticas, os recentes conflitos no Iémen e em Mianmar e os novos populismos.

Por ocasião do Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito, 26 de junho de 2022, a Dianova junta-se à campanha #CareInCrisis da UNODC e pede aos governos, organizações internacionais, sociedade civil e a todas as partes interessadas que implementem medidas urgentes para proteger as pessoas. A prevenção e o tratamento do consumo problemático de drogas devem ser reforçados.

Continuar a ler

“Mulheres na liderança: Alcançar um futuro igual num mundo COVID-19” – 2021

Neste Dia Internacional da Mulher 2021 celebramos as mulheres que estão na linha da frente da crise COVID-19. Como profissionais de saúde, cuidadoras, inovadoras, organizadoras comunitárias e como alguns dos líderes nacionais mais exemplares e eficazes no combate à pandemia. A crise pôs em evidência tanto a centralidade das suas contribuições como os encargos desproporcionados que as mulheres carregam.

O tema deste ano para o Dia Internacional é “Mulheres na liderança: Alcançar um futuro igual num mundo COVID-19“. Visa celebrar os enormes esforços de mulheres e raparigas de todo o mundo na formação de um futuro e recuperação mais iguais da pandemia COVID-19. Queremos destacar o impacto da pandemia na vida pessoal e profissional destas mulheres e no movimento global pelos seus direitos.

Continuar a ler

Empoderar as Mulheres, Empoderar a Sociedade2020

A pandemia da COVID agravou os problemas de consumo e dependência de álcool e drogas. Esta realidade veio incrementar as condutas violentas, nomeadamente na esfera familiar e em particular contra as mulheres.

Por todo o mundo, medidas preventivas como confinamento para limitar a propagação do coronavírus são acompanhadas por consequências negativas diversas. Por exemplo, o risco de perder o emprego e vulnerabilidades económicas. Bem como problemas de saúde mental relacionados com o isolamento, solidão, ansiedade ou incerteza.

Outra consequência negativa das medidas COVID-19 é o aumento acentuado dos casos de violência de género. Principalmente em ambientes familiares. Para ilustrar, os dados preliminares de várias agências internacionais dão uma imagem muito clara da situação. Na maioria dos países afectados pela COVID-19, linhas directas de telefone, forças policiais e serviços de acolhimento relatam um aumento acentuado nos casos de violência. Especialmente contra crianças e mulheres.

Continuar a ler

Quando tudo está parado, alguns de nós temos de continuar! 2020

Por ocasião do Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito, a 26 de junho, a Dianova presta uma calorosa homenagem ao trabalho árduo, à dedicação e às atitudes inovadoras de todos os profissionais da área das dependências nestes tempos de incerteza.

Esta data proporciona a ocasião perfeita para reforçar e exigir que os serviços de tratamento da dependência de drogas e do alcoolismo passem a estar em pé de igualdade com outros serviços de saúde. E, por conseguinte, que recebam níveis semelhantes de atenção e de apoio.

A inesperada irrupção da COVID-19 por todo o mundo tem revelado o quão crucial é ter sistemas de saúde sólidos e bem preparados. A saúde e, em particular, a saúde mental são demasiado importantes para que qualquer Governo ou um de nós a ignore. E porque as dependências são um problema de saúde pública, os serviços de tratamento das dependências de drogas e do álcool são igualmente essenciais.

Continuar a ler

“Empoderamento Humano2019

Por ocasião do Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito, a Dianova lança a campanha “Empoderamento Humano”. A campanha tem como objectivo criar uma maior consciencialização sobre a necessidade de promover uma perspectiva holística do tratamento da dependência. Especialmente, com base no empoderamento individual integrando a perspectiva de género.

Através das lentes de um conceito único, o Empoderamento Humano, a campanha abordará em primeiro lugar como apostar na capacidade de escolher. De seguida, promover a educação e as habilidades para a vida. E por fim recuperar o controlo sobre a sua vida e desenvolvimento individua

Continuar a ler

#YourVoice+Dia Internacional da Mulher 2019

Independentemente de todo o progresso realizado nas últimas décadas, hoje ainda existem mais raparigas do que rapazes que não recebem educação.

A campanha visa dar voz aos homens e mulheres para ajudar a alcançar a Visão da Agenda 2030. Um mundo no qual todos os homens e mulheres beneficiam da plena igualdade de género. E as barreiras legais, sociais e económicas ao seu empoderamento tenham sido removidas.

A campanha de Dianova visou contribuir para a realização do Objectivo 4 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Alcançar uma igualdade real em termos de educação, remuneração e participação na economia poderia ser um processo de longo prazo. É por isso que todos nós precisamos de contribuir para o avanço desta meta.

Continuar a ler

“UNA-SE para acabar com a violência contra as Mulheres #2030StopGenderViolence” 2018

Pelo terceiro ano consecutivo, a Dianova juntou-se à campanha “UNA-SE para acabar com a violência contra as mulheres”, uma acção global das Nações Unidas.

A violência contra mulheres e meninas assume várias formas em todo o mundo. Pelo menos 200 milhões de mulheres e meninas que vivem hoje sofreram mutilação genital feminina. 650 milhões de mulheres casaram-se antes do 18º aniversário. Metade das mulheres assassinadas em todo o mundo foi morta por um parente ou parceiro. E 71% de todas as vítimas de tráfico são mulheres e meninas, e 3 de cada 4 são traficadas para exploração sexual!

A campanha de Dianova visou contribuir para a realização do Objectivo 5 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Um mundo “no qual todas as mulheres e meninas gozem de igualdade de género e que todas as barreiras legais, sociais e económicas para seu empoderamento tenham sido removidas”. A campanha de Dianova dedicou-se, assim, a denunciar as muitas formas de violência sofridas pelas mulheres nas nossas sociedades.

Continuar a ler

“Acabar com o Estigma #QuitStigmaNow” 2018

Durante a última década, a Dianova tem-se focado na educação e na defesa da saúde através da implementação de campanhas internacionais. Destinam-se a aumentar a consciência social sobre os riscos associados às dependências de substâncias e não substâncias. Particularmente, entre os jovens, pais/famílias e pessoas que enfrentam um problema de dependência. #QuitStigmaNow

26 de Junho celebra o terceiro ano do Dia Internacional da Luta Contra o Uso e Tráfico Ilícito de Drogas desde a adopção dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) em 2015. Os 193 estados membros das Nações Unidas consensualizaram a nova Agenda de desenvolvimento sustentável “Transformar o Nosso Mundo: A agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Este documento inclui o compromisso de não deixar ninguém para trás na implementação destes objectivos.

Continuar a ler

“Listen First – Escute Primeiro” 2017

Por ocasião do Dia Internacional Contra o Abuso de Drogas e Tráfico Ilícito a 26 de Junho, a Dianova Portugal e a rede Internacional Dianova associam-se à campanha mundial das Nações Unidas. “Escute Primeiro – Listen First”.

A campanha tem por objectivo promover iniciativas de prevenção da toxicodependência baseadas em evidências científicas. Coloca a tónica num conceito simples. No centro destas iniciativas há uma pequena coisa que todos sabemos fazer, mas que por falta de tempo nem sempre o fazemos, Escutar!.

Continuar a ler

“#NAOTEDEIXESPOSSUIR” 2016

Sente que um amigo, familiar ou você mesmo está a ser “possuído” pelas novas tecnologias?

Vivemos num mundo cada vez mais dominado pelas novas tecnologias, como a Internet, redes sociais, smartphones e apps. É assim cada vez mais difícil estabelecer um limite para a utilização saudável destas ferramentas.

 A campanha #NaoTeDeixesPossuir visa alertar jovens e adultos, para os riscos associados a uma utilização inadequada da Internet. Incluindo Websites, Redes Sociais, Jogos Online, Apostas Online através de PC/Laptop, Smartphones ou Tablets.

Continuar a ler

Iniciativa Promoção de Saúde “Mocktails” 2009 – 2017

Idealizada e organizada anualmente desde 2009  pela Dianova Portugal em conjunto com a Câmara Municipal de Torres Vedras. E ainda em estreita colaboração com mais de 40 Parceiros. Esta é a iniciativa de promoção de saúde e envolvimento em meio escolar e comunitário “Mocktails: memórias divertidas de uma noite”. Tem por objectivo sensibilizar os mais jovens e jovens-adultos para os comportamentos de risco associados ao consumo excessivo de álcool. Utiliza, para o efeito, uma metodologia de proximidade.

Continuar a ler

“Reage” 2014

Sob o slogan “REAGE” com a problemática da toxicodependência em grande destaque. A Dianova lança entre Janeiro e Junho uma campanha de sensibilização social multimeios. A campanha foi desenvolvida pro bono pelas agências Externa Comunicació e BloodyMary Films. Uma mensagem de esperança, alertando para as consequências do abuso de drogas e álcool em diferentes contextos. Escolar, profissional e familiar.

Continuar a ler

“Não deixamos que te atires para o lixo” 2012

Vivemos numa sociedade cada vez consumista, individualista e hedonista que carece de uma maior Responsabilidade por parte de indivíduos. Respeitando terceiros. Mas também de maior Solidariedade e Compromisso. O objectivo é desenvolver ou tornar mais Autónomo o Potencial construtivo de mudança de Cidadãos e Sociedade em geral. 

Continuar a ler

“Labirintos de Paixões” 2007

Visa incrementar junto de jovens internautas a percepção social do risco associado ao consumo ocasional de drogas estimulantes. Tais como anfetaminas, ecstasy, cocaína, cannabis ou depressoras como o álcool. Bem como estimular a mudança junto daqueles que já têm um problema de dependência. A Dianova lança assim entre 16 de Julho e 30 de Setembro a campanha “Labirintos de Paixões”. Sob o lema “Rapidamente o tudo pode transformar-se em nada”.

Continuar a ler

“Caras – Momentos de Confusão” 2006

O Dia Mundial da Luta Contra a Droga é dedicado este ano ao tema “As drogas não são brincadeira de crianças”. A Dianova lança neste âmbito a campanha de sensibilização social “Caras – Momentos de confusão. Assenta em diferentes suportes entre Junho e Dezembro de 2006. Desenvolvida pro bono pela TBWA Espanha, é constituída por suportes Gráfica com 3 temas. “Há um momento em que o prazer e o mal-estar se confundem“. E por outro lado o Spot vídeo 30” representando um grupo de jovens que cantam em coro “Posso ser feliz sem drogas“.

Continuar a ler

“Um outro olhar sobre a droga” 2004

A toxicodependência é um sintoma de inadaptação do indivíduo, uma forma de lidar com a vida ao ver-se destituído da bússola orientadora que é a sociedade. Nomeadamente, face ao desemprego, à marginalização, ao mal-estar. Geram-se danos mentais e físicos, pondo em risco a vida laboral, aumentando a sinistralidade e criminalidade. Haverá que contrabalançar esta atitude através da promoção do seu tratamento. Bem como da família, do emprego e do seu estatuto dentro da comunidade, em suma, motivação e integração.

Continuar a ler

“Se aqui vês mais do que” 2003

A campanha é constituída por 6 temas diferentes. Açúcar/cocaína, saco de chá/cannabis, papel de alumínio/heroína, vacina/drogas injectáveis, refresco/álcool, comprimidos/ecstasy. Foi desenvolvida pro bono pela agência Rapp Collins España. Assenta num estilo gráfico moderno, universal, evitando a representação de pessoas ou paisagens que pudessem evocar um contexto social ou cultural específico.

Continuar a ler


Campanhas de Interesse Público Europeias CE|PE


European Youth Event 2016

A Dianova assume a Coordenação Nacional para Portugal do Evento European Youth Event #EYE2016 “Juntos podemos fazer uma mudança”. Estimam-se cerca de 7.500 jovens da EU, de 20-21 de Maio de 2016, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Continuar a ler

European Youth Event 2014

A Dianova assume a Coordenação Nacional para Portugal do EYE2014 | Numa conjuntura actual de dificuldades, aumenta o desemprego jovem. Constitui-se como um dos resultados mais dramáticos da crise económica e financeira. Constata-se a necessidade de novas ideias para a Europa, que tornem a Europa um melhor lugar para viver.

> 5.380 Jovens Adultos no Total | 5.135 Europeus | 98 Jovens Portugueses

> 157 Oradores

 

O EYE 2014 European Youth Event visou por isso mesmo, não uma agenda de mudança, mas um contributo real dos jovens através do debate e da conformação dessa mesma mudança. Participaram 5.380 jovens adultos com pensadores, decisores políticos, media e profissionais de organizações diversas (empresas, entidades públicas e ONG). Fundamental para o enriquecimento e partilha de perspectivas em temas críticos para o futuro comum dos europeus.

Continuar a ler

Migrants in Europe 2013

Resultados Portugal & EU 1ª Edição 2013

A Dianova assume a Coordenação Nacional para Portugal | Desafio a estudantes de Comunicação, Artes e Jornalismo de escolas profissionais e superiores. Visa reflectir sobre o contributo dos migrantes não-europeus para a sociedade, economia, cultura e demografia europeias nos 27 Estados membro & Croácia. Entre 1 de Fevereiro e 21 de Junho decorreu o concurso multimédia “Migrantes na Europa” promovido pela Comissão Europeia – Direcção-Geral dos Assuntos Internos. Pautou-se por um estrondoso sucesso a nível nacional. Portugal superou em 182% os objectivos pré-definidos pela CE com 48 Escolas e Universidades inscritas e 78 trabalhos apresentados  http://www.slideshare.net/Dianova/concurso-migrantes-na-europa-dianova-2013.

Continuar a ler

Access City Award 2012-2014

A Dianova assume a Coordenação Nacional para Portugal | A Dianova comunica que estiveram abertas até 10 de Setembro de 2013 as candidaturas à terceira edição do Prémio Access City Award. Promovido pela Comissão EuropeiaDirecção Geral de Justiça foi dirigido aos Municípios Portugueses (bem como aos dos restantes 27 Estados membro). Visa a implementação de boas práticas na área da acessibilidade e inclusão social de deficientes.

Continuar a ler

European Action on Drugs 2009-2011

A Dianova assume a Coordenação Nacional para Portugal | Após ter-se tornado signatária da European Action On Drugs, a Dianova foi nomeada pela Comissão EuropeiaDirecção-Geral de Justiça como a Coordenadora Nacional da campanha European Action On Drugs. Culminou em 2013 com a apresentação dos Top Ten Stories. 708 Compromissos signatários nos 27 Estados membro, dos quais 21 em Portugal, 10 na União Europeia e 677 nos restantes Estados membro foram os resultados em 2010.