European Youth Event 2014 | 2016

loading icon
title

Campanhas de Informação Cidadania e Solidariedade

European Youth Event

2014 | 2016

O aumento crescente do desemprego jovem constitui um dos resultados mais dramáticos da crise económica e financeira. Como Coordenadora Nacional para Portugal do EYE 2014, a Dianova Portugal comunica que, nesta conjuntura actual de dificuldades, constata-se a necessidade de novas ideias para a Europa. Que tornem a Europa um melhor lugar para viver.

> 5.380 Jovens Adultos no Total | 5.135 Europeus | 98 Jovens Portugueses

> 157 Oradores

O EYE 2014 European Youth Event visou por isso mesmo, não uma agenda de mudança, mas um contributo real dos jovens através do debate e da conformação dessa mesma mudança. Participaram 5.380 jovens adultos com pensadores, decisores políticos, media e profissionais de organizações diversas (empresas, entidades públicas e sociedade civil). Tal foi fundamental para o enriquecimento e partilha de perspectivas em temas críticos para o futuro comum dos europeus.

Este debate de 3 dias serviu como fonte de inspiração para que os novos membros do Parlamento Europeu, a eleger nas Eleições Europeias 22-25 de Maio de 2014, materializem estas preocupações, necessidades e expectativas dos jovens na próxima legislatura EU 2014-2019.

O European Youth Event EYE 2014

O EYE 2014 “Ideas for a better Europe”, realizou-se a 9-11 de Maio no Parlamento Europeu em Estrasburgo. Destinou-se a mais de 5.380 jovens adultos entre os 18 e 30 anos da União Europeia (28 países e Croácia) e de outros países à escala internacional.

Teve como principal objectivo dar a oportunidade aos participantes em debater durante 3 dias e em mais de 200 actividades (conferências indoor e actividades lúdicas outdoor) a agenda actual do parlamento Europeu e o futuro da União Europeia. E especificamente as suas necessidades e expectativas face às políticas europeias e nacionais que impactam quer a sua actualidade quer o seu futuro na próxima legislatura EU 2014-2019.

Objectivos | O EYE 2014 visou no seu conjunto:

> Oferecer aos jovens europeus a oportunidade de reinventar a Europa. Através da partilha de perspectivas e ideias com vista a desenvolver novas e inovadoras formas e soluções às questões cruciais do futuro próximo. E debatê-las com os decisores políticos europeus.

> Encorajar uma discussão pública europeia entre os jovens acerca dos assuntos de política europeia. E assim reforçar uma democracia participativa europeia.

> Convidar os jovens para performances culturais e lúdicas que conformam a diversidade cultural da EU numa perspectiva inclusiva (e.g. a participação do Grupo Circense Chapitô, Portugal).

> Inspirar os participantes a partilhar ideias a nível político, económico, social e cultural, no reforço da identidade europeia. Tendo em conta a diversidade e pluralidade dos diferentes Estados membro.

> Dar os jovens europeus a oportunidade de apresentarem as suas ideias para uma melhor Europa aos decisores políticos europeus. Particularmente aos Membros do Parlamento Europeu que serão eleitos para a nova legislatura 2014-2019.

Temas em Debate

Ao longo dos 3 dias foram abordados 5 temas principais:

> Desemprego Jovem | Youth Unemployment.

> Revolução Digital | Digital Revolution.

> Futuro da UE | Future of EU.

> Sustentabilidade | Sustainability.

> Valores Europeus | European Values.

Contactos

> Ver Website  http://www.europarl.europa.eu/eye2014/en/news/news.html

> Ver Facebook  https://www.facebook.com/events/660718250628272/?fref=ts

> Ver Twitter  http://www.twitter.com/EP_YouthEvent

> Ver Programa  http://www.europarl.europa.eu/eye2014/en/programme-.html

> Ver Actividades  http://www.europarl.europa.eu/eye2014/en/programme-/activity-formats.html

> Ver Guia  http://www.epgencms.europarl.europa.eu/cmsdata/upload/efa385ea-ee19-4eab-b0c8-bfe6c8ba038d/EYE_Guide_web_EN_2014_05_06.pdf

Parceiros

Entre os diversos Parceiros salientam-se:

  1. o Parlamento Europeu.
  2. o European Youth Forum, o European Youth Press, o European Young Innovators Forum.
  3. a Cidade de Estrasburgo.
  4. o Canal ARTE.
  5. o Conselho da Europa, ENA, a Comissão Europeia.
  6. e as Equipa Coordenação EYE, Equipa Voluntários EYE e Equipa de Coordenadores Nacionais EYE dos 28 estados membros e Croácia.

Conclusões

A Sessão Plenária de Encerramento foi presidida pela Comissária Europeia para a Educação, Juventude, Cultura e Multi-línguas Ms. Androulla VassiliouParticiparam mais de 800 jovens na Sala Hemiciclo do edifício LOW – Louis Weiss. Foram transmitidas pelos 5 Rapporteurs das 5 áreas de discussão principais, as suas preocupações, necessidades e expectativas relativamente ao seu futuro e ao futuro da Europa.  

A principal e final questão desta Sessão é se efectivamente os decisores políticos europeus, particularmente os novos Membros do Parlamento Europeu irão tomar em conta as discussões, sugestões e conclusões destes 3 intensos dias de participação cívica dos jovens. E incorporá-los em políticas e medidas reais que melhorem as condições de vida dos jovens e da própria sustentabilidade da União Europeia.

As 5 áreas resumo apresentadas pelos Rapporteurs:

1) Desemprego Jovem | Youth unemployment:
  1. não queremos apenas trabalhos ou empregos precários, queremos garantias de trabalho de qualidade.
  2. discutimos a questão da mobilidade, mas esta deve ser encarada como uma questão de mera oportunidade e não de mobilidade obrigatória.
  3. discutimos também a questão dos estágios como o são praticados actualmente, um puro escândalo, uma exploração em tempo prolongado. E ainda salário inexistente ou insuficiente e duvidosa qualidade de aprendizagem e formação profissional.
  4. e por último, o emprego jovem deve ser encarado não apenas como um problema dos jovens mas como uma questão crucial transversal a toda a sociedade.
2) Revolução Digital | Digital Revolution: três ideias principais são salientadas, nomeadamente:
  1. maior e  melhor acesso a produtos e serviços tecnológicos e digitais para inovação.
  2. empreendedorismo.
  3. financiamento e qualidade de emprego
3) Futuro da UE | Future of EU:
  1. é de extrema importância para nós jovens uma maior transparência e mais eficiente e eficaz comunicação. Bem como envolvimento participativo para que estejamos todos alinhados.
  2. A identidade europeia tantas vezes proclamada nos centros políticos não é aquela que vivemos maioritariamente nos nossos países.
4) Sustentabilidade | Sustainability:
  1. a ideia principal que salientamos é pensar na questão ecológica e ambiental é um problema societal no seu todo. Como tal todos nós, cada um de nós deve ser parte envolvida e preocupada na sua resolução.
  2. Focamos por exemplo a necessidade de maior investimento em pesquisa nas energias renováveis.
  3. Bem como o incremento da adopção de política de carbono zero.
5) Valores Europeus | European Values:
  1. a Europa e a construção da identidade europeia constituem as bases da democracia e dos direitos humanos. Todavia, continuamos a assistir a problemas sociais com comunidades migrantes e ao aumento do discurso da intolerância incompatível com os ideais de solidariedade.
  2. A ética e a responsabilidade partilhada têm que ser melhoradas com urgência.
  3. Os valores democráticos europeus têm sofrido reveses tremendos, e uma maior participação dos jovens no debate europeu tem que ser incrementada a nível europeu, nacional e regional. Não deve ficar refém de financiamentos ou de eventos como este em que orgulhosamente estamos a participar como é o EYE 2014.

Coordenação Nacional

Como Coordenador Nacional para Portugal, Rui Martins, entre Agosto de 2013 e Maio de 2014, foi responsável por:

  1. Co-criação da estratégia de Social Media para o European Parliament Information Office.
  2. Criação de Base de dados de Stakeholders relevantes para gestão de convites para o EYE 2014, nomeadamente: Ministérios, Partidos Políticos, Entidades públicas relacionados com processos eleitorais, ONGs, Media, Associações Sindicais, Associação Empresariais.
  3. Coordenação, gestão e suporte aos grupos provenientes de Portugal para o EYE 2014.
  4. Participação e gestão de suporte logístico à organização do EYE 2014, Parlamento Europeu, Estrasburgo, França, de 7 a 12 de Maio. Responsável pela gestão da Entrada Protocolar, LOW (Louise Weiss) Building.
  5. Elaboração de Relatório de Avaliação.
  6. A Dianova foi novamente Coordenadora nacional para Portugal na edição do EYE2016.