Migrants in Europe
Migrants in Europe 2013
Resultados Portugal & EU 1ª Edição 2013
Como Coordenadora Nacional para Portugal, a Dianova lançou o desafio a estudantes de Comunicação, Artes e Jornalismo de escolas profissionais e superiores. Objectivo: reflectir sobre o contributo dos migrantes não-europeus para a sociedade, economia, cultura e demografia europeias nos 27 Estados membro & Croácia.
Decorrendo entre 1 de Fevereiro e 21 de Junho, o concurso multimédia “Migrantes na Europa” foi promovido pela Comissão Europeia – Direcção-Geral dos Assuntos Internos.
Pautado por um estrondoso sucesso a nível nacional, e Portugal superado em 182% os objectivos pré-definidos pela CE com 48 Escolas e Universidades inscritas e 78 trabalhos apresentados.
Dos 78 trabalhos apresentados, apenas 71 foram pré-validados pelo Coordenador Nacional. Estes foram submetidos à avaliação do Júri Nacional composto por:
- Carlos Nogueira, por parte da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
- Rosário Farmhouse, Presidente do ACIDI – Alto Comissariado para a imigração e Diálogo Intercultural, I.P..
- Raquel Campos Franco, Directora da Revista Impulso Positivo.
- Carmo Leal, Professora do ISCTE-IUL.
- Ana Ximenes, Directora-Geral da Inforpress.
O Júri elegeu a 10 de Julho último os melhores 10 trabalhos nacionais categorias: Poster (4), Fotografia (3) e Vídeo (3).
Finalistas Europeus
Entre os 27 Finalistas Europeus, encontra-se uma Portuguesa. Vamos ajudar a Bárbara Lopes a vencer a categoria Prémio Público Online.
A Coordenação Nacional apela ao voto da finalista a representar Portugal no concurso “Migrantes na Europa” Bárbara Lopes, de 21 anos.
Categoria Fotografia, intitulada “Lisboa Tolerante”, da EPI – Escola Profissional de Imagem.
Vote entre 9 de Setembro e 9 de Outubro através do site http://www.migrantsineurope.eu/finalists .
Os vencedores serão conhecidos na Cerimónia de Entrega dos Prémios a 14 de Outubro em Bruxelas.
O Concurso
Quais são o papel e o lugar dos migrantes na Europa? A Comissão lançou a 1 de fevereiro de 2013 a 1ªedição do concurso multimédia “Migrantes na Europa“. Convidou os estudantes das escolas de arte, artes gráficas, jornalismo e comunicação (escolas profissionais e/ou universidades) dos 27 Estados-Membros da União Europeia e da Croácia. Objectivo: reflectirem sobre o contributo dos migrantes para as sociedades europeias.
Objectivo
O concurso à escala da UE desafia os estudantes a realizarem um trabalho artístico que exprima os seus pontos de vista sobre esta questão e capte o papel que os migrantes desempenham nas nossas vidas. Com o objectivo de estimular um debate construtivo e, ao mesmo tempo, reflectir sobre a situação dos migrantes na Europa. A Comissão oferece aos novos talentos europeus a oportunidade de apresentarem a sua perspectiva sobre este assunto.
Destinatários
O concurso está aberto a todos os estudantes com mais de 18 anos que estejam inscritos num estabelecimento de ensino superior nos domínios da arte, artes gráficas e comunicação situado num dos Estados-Membros da UE ou na Croácia. As escolas devem apresentar os trabalhos até 21 de junho de 2013. Estes são repartidos por três categorias: cartazes, fotografias e vídeos.
Avaliação Nacional e Europeia
Cada estabelecimento pode apresentar um ou vários trabalhos, numa ou várias categorias. Os trabalhos serão avaliados a nível nacional, sendo os melhores (até 10 por país) enviados a um júri europeu. Seleccionará os 30 finalistas e designará os vencedores europeus em cada categoria. Este júri será composto por profissionais dos sectores da comunicação, da arte e dos meios de comunicação e membros das comunidades migrantes.
Os 30 finalistas europeus serão convidados a assistir à cerimónia de entrega de prémios. Será realizada em Bruxelas e deverá contar com a presença de Cecilia Malmström, a Comissária responsável pelos Assuntos Internos. Será também atribuído um prémio especial, com base nos resultados da votação do público através do sítio Web.
Prémios
Uma recompensa no valor de 10 000 EUR cada: para as escolas cujos estudantes ganharem os primeiros prémios das três categorias Cartaz | Vídeo | Fotografia e o primeiro prémio do público. A verba deverá ser utilizada para fins educativos.
As condições de participação no concurso estão disponíveis no sítio Web seguinte: www.migrantsineurope.eu
Contexto
Em 2011, ano em que a população mundial ultrapassou sete mil milhões de pessoas, viviam na UE 20,2 milhões de nacionais de países terceiros[1]. Ou seja, cerca de 4 % da população total da UE (502,5 milhões de pessoas) e 9,4 % dos 214 milhões de migrantes estimados a nível mundial.
A título comparativo, o Canadá acolhe 3,4 % do total de migrantes do mundo (ou seja, 7,2 milhões de migrantes, que representam 21,3 % da população nacional). Equanto os EUA contam cerca de 20 % do total de migrantes a nível mundial (42,8 milhões de pessoas, que representam 13,5 % da população nacional).
Ligações úteis
Sítio Web de Cecilia Malmström
Sítio Web da DG Assuntos Internos
Sítio Web do concurso «Migrantes na Europa»
Para mais informações contactar Coordenador Nacional para Portugal:
Rui Martins | portugal@migrantsineurope.eu
Tel.: +351 261 312 300 | Email: rui.martins@dianova.pt
[1] Os números relativos à situação da migração da UE estão disponíveis no 3.º Relatório Anual sobre a Imigração e o Asilo da Comissão.