Loading

loading icon
title

Campanhas de Informação Cidadania e Solidariedade

Migrants in Europe

Resultados Portugal & EU 1ª Edição 2013

Como Coordenadora Nacional para Portugal, a Dianova desafiou estudantes de Comunicação, Artes e Jornalismo de escolas profissionais e superiores a reflectir sobre o contributo dos migrantes não-europeus para a sociedade, economia, cultura e demografia europeias nos 27 Estados membro & Croácia, decorrendo entre 1 de Fevereiro e 21 de Junho o concurso multimédia “Migrantes na Europa” promovido pela Comissão Europeia – Direcção-Geral dos Assuntos Internos, tendo-se pautado por um estrondoso sucesso a nível nacional, e Portugal superado em 182% os objectivos pré-definidos pela CE com 48 Escolas e Universidades inscritas e 78 trabalhos apresentados (ver apresentação powerpoint http://www.slideshare.net/Dianova/concurso-migrantes-na-europa-dianova-2013).

Dos 78 trabalhos apresentados, apenas 71 foram pré-validados pelo Coordenador Nacional e submetidos à avaliação do Júri Nacional composto por Carlos Nogueira, por parte da Representaçãoda Comissão Europeiaem Portugal, Rosário Farmhouse, Presidente do ACIDI – Alto Comissariado para a imigração e Diálogo Intercultural, I.P., Raquel Campos Franco, Directora da Revista Impulso Positivo, Carmo Leal, Professora do ISCTE-IUL, e Ana Ximenes, Directora-Geral da Inforpress, que elegeram a 10 de Julho último os melhores 10 trabalhos nacionais, repartidos pelas categorias Poster (4), Fotografia (3) e Vídeo (3)

Entre os 27 Finalistas Europeus, encontra-se uma Portuguesa. Vamos ajudar a Bárbara Lopes a vencer a categoria Prémio Público Online

A Coordenação Nacional apela ao voto da finalista a representar Portugal no concurso “Migrantes na Europa” Bárbara Lopes, de 21 anos,categoria Fotografia, intitulada “Lisboa Tolerante”, da EPI – Escola Profissional de Imagem entre 9 de Setembro e 9 de Outubro através do site http://www.migrantsineurope.eu/finalists .

Os vencedores serão conhecidos na Cerimónia de Entrega dos Prémios que se realiza a 14 de Outubro em Bruxelas.

O Concurso

Quais são o papel e o lugar dos migrantes na Europa? A Comissão lançou a 1 de fevereiro de 2013 a 1ªedição do concurso multimédia “Migrantes na Europa“, convidando os estudantes das escolas de arte, artes gráficas, jornalismo e comunicação (escolas profissionais e/ou universidades) dos 27 Estados-Membros da União Europeia e da Croácia a reflectirem sobre o contributo dos migrantes para as sociedades europeias.

O concurso à escala da UE desafia os estudantes a realizarem um trabalho artístico que exprima os seus pontos de vista sobre esta questão e capte o papel que os migrantes desempenham nas nossas vidas. Com o objectivo de estimular um debate construtivo e, ao mesmo tempo, refletir sobre a situação dos migrantes na Europa, a Comissão oferece aos novos talentos europeus a oportunidade de apresentarem a sua perspectiva sobre este assunto.

O concurso está aberto a todos os estudantes com mais de 18 anos que estejam inscritos num estabelecimento de ensino superior nos domínios da arte, artes gráficas e comunicação situado num dos Estados-Membros da UE ou na Croácia. As escolas devem apresentar os trabalhos até 21 de junho de 2013. Estes são repartidos por três categorias: cartazes, fotografias e vídeos.

Cada estabelecimento pode apresentar um ou vários trabalhos, numa ou várias categorias. Os trabalhos serão avaliados a nível nacional, sendo os melhores (até 10 por país) enviados a um júri europeu que seleccionará os 30 finalistas e designará os vencedores europeus em cada categoria.Este júri será composto por profissionais dos sectores da comunicação, da arte e dos meios de comunicação, bem como por membros das comunidades migrantes.

Os 30 finalistas europeus serão convidados a assistir à cerimónia de entrega de prémios, que se realizará em Bruxelas e deverá contar com a presença de Cecilia Malmström, a Comissária responsável pelos Assuntos Internos. Será também atribuído um prémio especial, com base nos resultados da votação do público através do sítio Web abaixo indicado.

As escolas cujos estudantes ganharem os primeiros prémios das três categorias(Cartaz | Vídeo | Fotografia) e o primeiro prémio do público receberão uma recompensa no valor de 10 000 EUR cada, que deverá ser utilizada para fins educativos.

As condições de participação no concurso estão disponíveis no sítio Web seguinte: www.migrantsineurope.eu/ |  http://migrantsineurope.eu/pt

Siga a evolução e envolva-se no concurso através da página Facebook “Migrantes na Europa”.

Contexto

Em 2011, ano em que a população mundial ultrapassou sete mil milhões de pessoas, viviam na UE 20,2 milhões de nacionais de países terceiros[1], ou seja, cerca de 4 % da população total da UE (502,5 milhões de pessoas) e 9,4 % dos 214 milhões de migrantes estimados a nível mundial. A título comparativo, o Canadá acolhe 3,4 % do total de migrantes do mundo (ou seja, 7,2 milhões de migrantes, que representam 21,3 % da população nacional), enquanto os EUA contam cerca de 20 % do total de migrantes a nível mundial (42,8 milhões de pessoas, que representam 13,5 % da população nacional).

Ligações úteis

Sítio Web de Cecilia Malmström

Sítio Web da DG Assuntos Internos

 Sítio Web do concurso «Migrantes na Europa»

Página Facebook do concurso  https://www.facebook.com/pages/Migrantes-na-Europa-Concurso-de-Multim%C3%A9dia-Portugal/394561127303083?fref=ts

Para mais informações contactar Coordenador Nacional para Portugal:

Rui Martins | portugal@migrantsineurope.eu

Tel.: +351 261 312 300 | TM: +351 919 923 752 | Email: rui.martins@dianova.pt

 


[1] Os números relativos à situação da migração da UE estão disponíveis no 3.º Relatório Anual sobre a Imigração e o Asilo da Comissão.