“Um outro olhar sobre a droga”
“Um outro olhar sobre a droga” 2004
A campanha Outro Olhar sobre a droga é a segunda lançada internacionalmente pela Dianova. A toxicodependência é um sintoma de inadaptação do indivíduo, uma forma de lidar com a vida ao ver-se destituído da bússola orientadora que é a sociedade (face ao desemprego, à marginalização, ao mal-estar).
> Provoca danos mentais e físicos.
> Põe em risco a vida laboral, profissional, familiar e escolar.
> Aumenta a sinistralidade e criminalidade.
Pelo que haverá que contrabalançar esta atitude através da promoção do seu tratamento, da família, do emprego e do seu estatuto dentro da comunidade, em suma, motivação e integração.
Sob o lema “Vê o problema das drogas com outros olhos” esta campanha nacional insere-se nas comemorações do XX Aniversário da Dianova.
Tem por objectivo levar as pessoas a reflectir sob o problema das drogas numa outra perspectiva – a da solução – que ponha em causa crenças interiorizadas como a ausência de riscos e sua inevitável relação com a diversão.
“Um outro olhar sobre a droga” caracteriza-se por um jogo dicotómico entre a realidade de um paraíso artificial e o retomar de uma vida baseada em:
- crescimento pessoal e na assunção da responsabilidade social.
- centrada em valores e atitudes que fomentam o desenvolvimento da auto-estima e dignidade humana.
Esta campanha de sensibilização social multi-meios sobre a toxicodependência é constituída por suportes Impressos e Spot Video.
Testemunhos Personalidades VIP
Ana Zanatti, Pedro Couceiro, Rita Mendes, Maria Geraldes, Dulce Rocha, Carlos Tê e Catarina Furtado.
Campanha Premiada em Festivais Internacionais de Publicidade
A campanha foi objecto de distinção e prémio nos seguintes Festivais Publicitários:
- Gold Medal | ADEE Spot Award 2003, Italia.
- Shortlist | categorias Public Service / Health & Hygiene: Clio Awards 2003, USA
- Finalist Certificate | New York Festivals 2004, USA.
Ficha Técnica
> Agência: TBWA/España Barcelona
> Produção spot audiovisual: Azul Barcelona
> Edição: Mozart Barcelona
> Tema da banda sonora: “Coney Island Baby”, autoria de Tom Waits
> Adaptação para português:
> suportes impressos: Madilang, Design & Comunicação
> spot audiovisual: Slingshot.