loading icon
title

Projectos em Curso Cidadania e Solidariedade

Cooperação em Projectos Internacionais de Capacitação e Desenvolvimento

Ao longo dos anos a Dianova tem vindo a participar em projectos de cooperação internacionais. Em colaboração com Parceiros de diversos países da Europa, focam-se na Capacitação e Comunicação de múltiplos Stakeholders.


E-learning Platform for Addiction Treatment Professionals 

Projecto de Cooperação Internacional | Em Curso

 

A Dianova Portugal é um dos parceiros do Projecto «E-learning Platform for Addiction Treatment Professionals», financiado ao abrigo do programa Erasmus+ com outras 5 entidades: UNAD – Red de Atención a las Adicciones (Espanha), Sananim (República Checa), RHRN – Romanian Harm Reduction Network (Roménia), Le Pelican e FEDITO BXL, Fédération bruxelloise des Institutions pour Toxicomanes (Bélgica), e Institut Utrip (Eslovénia).

O projecto visa dotar os profissionais que trabalham no apoio a pessoas com dependências de competências em:

> prevenção, intervenção e tratamento de dependências sem substância (jogo on-line, redes sociais etc.).

> perspectiva de género na prevenção, intervenção e tratamento de dependências.

> padrões europeus de qualidade em prevenção de dependências.

A primeira reunião transnacional de kick-off do projeto realizou-se de 5 a 7 de Novembro de 2019, em Madrid.

 

Kick off do projecto europeu ‘Learn Addiction’ liderado pela UNAD

 

Um grupo de seis entidades desenvolverá uma plataforma de aprendizagem online a nível das dependências

 

Nos dias 5, 6 e 7 de Novembro, a UNAD, a Rede de Assistência às Dependências, organizou em Madrid a primeira reunião do projecto ‘Learn Addiction‘, na qual participaram especialistas em dependências de seis países europeus.

 

A iniciativa, que decorrerá ao longo de dois anos até o final de Outubro de 2021, visa responder às necessidades de formação de profissionais técnicos do sector de dependências europeu. Assim, um consórcio composto por entidades especializadas em tratamento das dependências em Espanha, Portugal, Eslovénia, República Checa, Bélgica e Roménia lançará a primeira plataforma de e-Learning aberta e multilíngue sobre diferentes questões das dependências. Neste contexto, serão abordados temas como a prevenção da dependência sem substância, a inclusão de uma perspectiva de género ou intervenção com jovens e adolescentes.

 

Nesta primeira reunião do projecto, além de estabelecer directrizes para a criação da plataforma e-Learning, as entidades participantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o trabalho da UNAD, bem como sua equipe técnica e de gestão.

 

O projecto ‘Learn Addiction’, cofinanciado pelo programa Erasmus + da União Europeia, é uma iniciativa da UNAD em parceria com:

>  UTRIP -Instituto for Research and Development – Eslovénia.

>  RHRN -Rede de Organizações da Roménia para a Redução de Danos – Roménia.

>  Associação DIANOVA Portugal – Portugal.

>  SANANIM – República Checa.

>  FEDITO – Federação Francófona Francesa de Dependentes de Drogas – Bélgica.

 

 


SMAPP Tackling Social Media Use with Positive Approach 

Projecto de Cooperação Internacional | Em Curso 

 

O Projecto SMAPP – Tackling Social Media Use with Positive Approach é financiado pelo Programa Erasmus+. Insere-se, assim, no âmbito da Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas.

 

Trabalhar a utilização problemática das Redes Sociais com uma abordagem positiva”. Principalmente, este projecto reúne quatro Organizações com os seguintes objectivos:

 

  1. Reunir especialistas das áreas de:
    1. Educação/ Formação de Adultos. Docentes, formadores, gestores e técnicos da formação.
    2. Saúde Pública. Médicos, assistentes sociais, psicólogos, especialistas da área das dependências, sociólogos.
    3. Tecnologias da Informação e Comunicação para intercâmbio de boas práticas, de conhecimento e de experiências.
  2. Identificar, partilhar e comparar metodologias, técnicas e ferramentas utilizadas nos diferentes países. Sobretudo, na Educação/Formação de Adultos e Educação para a Saúde.
  3. Desenvolver uma abordagem positiva no campo da utilização problemática das Redes Sociais. Com a finalidade de conduzir um estudo-piloto neste âmbito.

 

O Projecto engloba 6 actividades principais:

 

  1. Pesquisa sobre os padrões de utilização das Redes Sociais.

Frequência online, equipamentos utilizados para conexão à Internet, objectivos da utilização das Redes Sociais, entre outros. A análise dos dados será realizada em profundidade pelos Parceiros do Projecto. Entretanto, os resultados serão comunicados através das suas plataformas digitais.

 

  1. Acções de Capacitação da Equipa do Projecto em temáticas como:

 

  1. Em primeiro lugar, desenvolvimento de novas competências no âmbito da abordagem positiva à utilização excessiva das redes sociais.
  2. Em segundo lugar, abordagem positiva de estudos sobre dependências.
  3. Por fim, percepção interdisciplinar «educação de adultos – comunicação em saúde pública – utilização das redes sociais». A fim de revelarem-se úteis para incrementar a capacidade de resposta das entidades parceiras.

 

  1. Visitas para intercâmbio de conhecimento e boas práticas.

Em virtude das acções de capacitação, a Equipa visitará outras Organizações. Primordialmente, que tenham experiência de trabalho no âmbito da temática do projecto.

 

  1. Workshops:

 

  1. WS1 – Análise dos resultados da pesquisa sobre padrões de utilização das redes sociais.
  2. WS2 – Criação de directrizes para a utilização da internet e dependência das redes sociais. Cada especialista das diferentes áreas do conhecimento dará o seu contributo neste âmbito.
  3. WS3 – Monitorização e análise de informação das redes sociais.

 

  1. Concursos Internacionais

 

  1. Primeiro Concurso “Usar as redes sociais contra a dependência das redes sociais”. Por exemplo, vídeos virais produzidos por utilizadores de redes sociais sobre a sua utilização excessiva. como resultado, serão lançados nas próprias redes sociais para criação de awareness.
  2. Segundo Concurso dirigido a estudantes universitários de ciências da comunicação, artes ou disciplinas relacionadas. Redigirão guiões sobre a utilização excessiva das redes sociais. Estes deverão poder ser transformados em filmes virais para utilização nas suas redes sociais.

 

  1. Cerimónia de entrega de Prémios

Por fim, a última reunião do projecto contará com o evento paralelo. Este será dedicado à cerimónia de entrega de prémios das competições realizadas. Contará com a presença de decisores, representantes de organizações de relevo das áreas da educação e saúde pública e dos media locais/nacionais da Turquia.

Os Parceiros

A saber, a Dianova Portugal foi convidada a integrar o consórcio deste Projecto, liderado pela Direcção-Geral de Saúde da Turquia.

Tal deve-se, principalmente, à sua expertise na área das dependênciasBem como a nível da comunicação de causas e de saúde como a #naotedeixespossuir.

Por último, devido ao seu pioneirismo no âmbito das dependências sem substâncias. Primordialmente, Uso Problemático de Internet, Redes Sociais, Apostas Online e Jogos Online.

Em síntese, o consórcio inclui ainda a Kairós Sociedad Cooperativa de Iniciativa Social (Espanha) e Cassandra Solutions Società Cooperativa (Itália).

 

Portanto, o projecto teve início a 01/10/2017 e terá a duração de 24 meses.

 

Leia a versão inglesa | Read the english version

 

SMAPP Projecto Cooperação Internacional

Reunião kick off de planeamento com os Parceiros do Projecto SMAPP. 20-22 de Fevereiro de 2018, Istanbul Health Directorate, Istambul, Turquia.


“Drug Addiction Awareness on Adults” 2015 – 2016 

Projecto de Cooperação Internacional  Concluído

A Dianova Portugal foi um dos 5 parceiros do projecto “Cooperation and Innovation for Good Practices. A Communication Strategy on Drug Addiction” 2015-2016. Este realizou-se no âmbito do Programa ERASMUS+ | KA2.

Semelhantemente, a Dianova Portugal participou em parceria com a Turkish Green Crescent Society (Turquia, Coordenadora do projecto). Além disso, a Istanbul Halk Sagligi Mudurlugu (Direcção-Geral da Saúde, Turquia), EURAD (Holanda) e Nacionaline Tabako Ir Alkoholio Kontroles Koalicija (Lituânia).

De maneira idêntica, o projecto visou a concepção de uma estratégia integrada de comunicação. Acima de tudo, que permitisse uma visão científica para a melhoria dos instrumentos Media. Além disso, o objectivo era aumentar a sensibilização nos adultos sobre as dependências.

 

O projecto DAWA incluiu:

  1. uma formação internacional sobre comunicação em saúde pública nos 4 países (realizada entre Maio e Outubro 2015).
  2. o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação em saúde.
  3. um concurso universitário igualmente nos 4 países (2016), do qual saíu o vencedor internacional com um vídeo sobre esta sensibilização sobre as dependências dirigida a adultos (Junho 2016). Foi divulgado nos 4 países (2016).

 

Gala de Entrega de Prémios Vencedores nacionais e internacional

 

Este projecto concluiu-se com o Concurso Internacional de Vídeo “Vamos falar sobre isto, Não estás sozinho!”. Dirigido a estudantes de Escolas Profissionais e Universidades nas áreas de Comunicação Multimédia e Jornalismo, entre os 15 e os 25 anos.

 

A Cerimónia de Entrega de Prémios e Jantar de Gala foi realizada a 10 de Junho em Istambul. Participaram os 12 Finalistas dos 4 países, tendo os 3 Vencedores Premiados sido em 1º lugar a Turquia , em 2º a Holanda e em 3º a Lituânia.

 

60ª Sessão CND – UNODC, Viena 2017

UNODC 60ª Sessão CND, 13-17 Março, Viena, Áustria. A Dianova Portugal, como Parceiro do DAWA, participou como Orador a 16 de Março no Evento Paralelo “DRUG AWARENESS ON ADULTS: A FIVE-STEP APPROACH TO PREVENTION”. 

 

Apresentou as conclusões “DAWA 2015-2016 projecto transnacional na perspectiva portuguesa”. “DAWA 2015-2016: Health Communication Learning Lessons and Achievements from the Portuguese Perspective”.

Leia a versão inglesa | Read the english version


1º Lugar Turquia:


2º Lugar Lituânia:


3º Lugar Holanda: