Cooperação em Projectos Internacionais
Investimos o nosso capital imaterial em projectos de Inovação, Investigação e Desenvolvimento, com o objectivo de contribuir para a criação de conhecimento através da cooperação internacional, nas seguintes áreas de actuação:
- Consciencialização de Jovens e Adultos para os riscos e consequências associados às dependências;
- Capacitação de profissionais da área das dependências;
- Disseminação de boas práticas de prevenção, intervenção e tratamento de dependências;
- Investigação em novas adicções (com e sem substâncias);
- Outras de relevo nas áreas de expertise da Dianova.
Learn Addiction
Primeira plataforma E-learning multilíngue e aberta de especialização na área das dependências
Projecto de Cooperação Internacional | Concluído
A Associação Dianova Portugal lançou a nível nacional, a 28 de Outubro de 2021, a plataforma Learn Addiction – a primeira plataforma e-learning multilíngue e aberta sobre prevenção, intervenção e tratamento de dependências.
Este projecto pioneiro na Europa, teve início em 2018, onde, a convite da entidade promotora UNAD – Unión de Asociaciones y Entidades de Atención al Drogodependiente (Espanha), se reuniram mais 5 parceiros Europeus que iniciaram estudos transnacionais para avaliar as necessidades de formação de profissionais da área das dependências em diferentes países da UE.
Deste diagnóstico, para o qual Portugal contribuiu com mais de 1000 respostas, surgiram 4 temáticas, que foram transformadas em Módulos de Formação:
- Módulo 1: Prevenção, intervenção e tratamento de comportamentos adictivos sem substâncias.
- Módulo 2: Prevenção, intervenção e tratamento de dependências em jovens.
- Módulo 3: A perspectiva de género na prevenção, intervenção e tratamento das dependências.
- Módulo 4: Normas europeias de qualidade na prevenção de dependências.
A PREVENÇÃO é transversal aos 4 módulos formativos na medida em que, com a implementação de acções/projectos de Prevenção Universal, Selectiva e Indicada, junto dos mais jovens nos seus ambientes de socialização, os ganhos são substanciais a nível de saúde pública, criminalidade juvenil, abandono escolar e comportamentos desviantes que se traduzam entre outros, em consumos abusivos e dependências na sua fase adulta.
Por outro lado, o progresso social e o desenvolvimento das tecnologias têm fomentado novos padrões comportamentais que podem derivar em comportamentos adictivos sem utilização de substâncias, mas igualmente nefastos à saúde mental e física. A rapidez com que nos deparamos com novas redes sociais virtuais, novas aplicações, gadgets, jogos, torna urgente a capacitação dos profissionais da área das dependências para que haja um entendimento dos fenómenos que ocorrem na sociedade por uma utilização problemática dos mesmos, e para que tenham as melhores orientações e boas práticas sobre como actuar a nível macro e micro.
A integração da Perspectiva de Género nas fases de prevenção, intervenção e tratamento de dependências é fundamental e urgente, partindo do conhecimento empírico e factual de que as Mulheres são as mais penalizadas, (também), neste campo. Os mandatos e os papéis atribuídos ao género feminino, numa sociedade androcentrista, torna as mulheres com dependências (com ou sem substâncias), ainda mais vulneráveis e relutantes na procura de ajuda.
Apesar de alguns conceitos e teorias serem já familiares a profissionais que actuam directamente na área das dependências, os conteúdos são muito actuais, com recursos pedagógicos riquíssimos do ponto de vista das melhores práticas a nível internacional, servindo também estes projectos para que conheçamos novas abordagens, técnicas e metodologias além-fronteiras. Assim, recomendamos a utilização desta plataforma também aos profissionais que não estando directamente relacionados com a área das dependências, lidem com comportamentos adictivos no seu quotidiano – profissionais das áreas da Educação, Formação, Psicologia, Justiça, Medicina e Enfermagem, Assistência Social, Forças Policiais, entre outros.
Os 4 módulos formativos encontram-se organizados por 4 capítulos cada um, sendo que, no final de cada capítulo, o Utilizador/a fará uma avaliação das suas aprendizagens e receberá um código que lhe permitirá posteriormente ter acesso ao certificado de formação correspondente a cada módulo.
Os conteúdos encontram-se acessíveis em www.learnaddiction.eu a partir de computadores, tablets e smartphones, e está disponível em sete línguas (inglês, espanhol, esloveno, português, francês, romeno e checo) sob licença da Creative Commons, e permite aos Parceiros do Projecto a sua livre utilização, modificando-a e desenvolvendo novos conteúdos.
Nota: O projecto ‘Learn Addiction’ é co-financiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia. A plataforma Learn Addiction é uma iniciativa da UNAD – Unión de Asociaciones y Entidades de Atención al Drogodependiente – em colaboração com: UTRIP – Institute for Research and Development- (Eslovénia), RHRN – Romanian Harm Reduction Network, DIANOVA Portugal, SANANIM (República Checa) e FEDITO BXL – Brussels Federation of Institutions for Drug Addicts- (Bélgica).
SMAPP Tackling Social Media Use with Positive Approach
Projecto de Cooperação Internacional | Concluído
SMAPP – Tackling Social Media Use with Positive Approach (“Trabalhar a utilização problemática das Redes Sociais com uma abordagem positiva”) – Projecto co-financiado pelo Programa Erasmus +
Este projecto reuniu quatro Organizações Europeias com os seguintes objectivos:
- Reunir especialistas das áreas de:
- Educação/ Formação de Adultos. Docentes, formadores, gestores e técnicos da formação.
- Saúde Pública. Médicos, assistentes sociais, psicólogos, especialistas da área das dependências, sociólogos.
- Tecnologias da Informação e Comunicação para intercâmbio de boas práticas, de conhecimento e de experiências.
- Identificar, partilhar e comparar metodologias, técnicas e ferramentas utilizadas nos diferentes países, sobretudo, na Educação/Formação de Adultos e Educação para a Saúde.
- Desenvolver uma abordagem positiva no campo da utilização problemática das Redes Sociais com a finalidade de conduzir um estudo-piloto neste âmbito.
O Projecto englobou 6 actividades principais:
1. Pesquisa sobre os padrões de utilização das Redes Sociais:
Frequência online, equipamentos utilizados para conexão à Internet, objectivos da utilização das Redes Sociais, entre outros.
2. Acções de Capacitação da Equipa do Projecto em temáticas como:
- Desenvolvimento de novas competências no âmbito da abordagem positiva à utilização excessiva das redes sociais.
- Abordagem positiva em estudos sobre dependências.
- Percepção interdisciplinar «educação de adultos – comunicação em saúde pública – utilização das redes sociais», incrementando a capacidade de resposta das entidades parceiras.
3. Visitas para intercâmbio de conhecimento e boas práticas
4. Workshops:
- WS1 – Análise dos resultados da pesquisa sobre padrões de utilização das redes sociais.
- WS2 – Criação de directrizes para a utilização da internet e dependência das redes sociais.
- WS3 – Monitorização e análise de informação das redes sociais.
5. Concursos Internacionais
- Primeiro Concurso “Usar as redes sociais contra a dependência das redes sociais”. Vídeos virais produzidos por utilizadores de redes sociais sobre a sua utilização excessiva. Como resultado, foram lançados nas próprias redes sociais para criação de awareness.
- Segundo Concurso dirigido a estudantes universitários de ciências da comunicação, artes ou disciplinas relacionadas, sobre a utilização excessiva das redes sociais.
6. Cerimónia de entrega de Prémios
Por fim, a última reunião do projecto contou com um evento paralelo dedicado à cerimónia de entrega de prémios das competições realizadas. Contou com a presença de decisores, representantes de organizações de relevo das áreas da educação e saúde pública e dos media locais/nacionais da Turquia.
Os Parceiros
A Dianova Portugal foi convidada a integrar o consórcio deste Projecto, liderado pela Direcção-Geral de Saúde da Turquia. O consórcio incluiu ainda a Kairós Sociedad Cooperativa de Iniciativa Social (Espanha) e Cassandra Solutions Società Cooperativa (Itália).
O projecto teve início a 01/10/2017 e teve a duração de 24 meses.
Leia a versão inglesa | Read the english version
“Drug Addiction Awareness on Adults” 2015 – 2016
Projecto de Cooperação Internacional | Concluído
A Dianova Portugal foi um dos 5 parceiros do projecto “Cooperation and Innovation for Good Practices. A Communication Strategy on Drug Addiction” 2015-2016, no âmbito do Programa ERASMUS+ | KA2.
Do consórcio liderado pela Turkish Green Crescent Society (Turquia), fizeram parte a Dianova Portugal, a Istanbul Halk Sagligi Mudurlugu (Direcção-Geral da Saúde, Turquia), EURAD (Holanda) e Nacionaline Tabako Ir Alkoholio Kontroles Koalicija (Lituânia).
O projecto visou a concepção de uma estratégia integrada de comunicação que permitisse uma visão científica para a melhoria dos instrumentos Media que contribuíssem para o aumento da sensibilização nos adultos sobre as dependências.
O projecto DAWA incluiu:
- uma formação internacional sobre comunicação em saúde pública nos 4 países (realizada entre Maio e Outubro 2015).
- o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação em saúde.
- um concurso universitário igualmente nos 4 países (2016), do qual saiu o vencedor internacional com um vídeo sobre esta sensibilização sobre as dependências dirigida a adultos (Junho 2016)
Gala de Entrega de Prémios Vencedores nacionais e internacional
Este projecto concluiu-se com o Concurso Internacional de Vídeo “Vamos falar sobre isto, Não estás sozinho!”, dirigido a estudantes de Escolas Profissionais e Universidades nas áreas de Comunicação Multimédia e Jornalismo, entre os 15 e os 25 anos.
A Cerimónia de Entrega de Prémios e Jantar de Gala foi realizada a 10 de Junho em Istambul. Participaram os 12 Finalistas dos 4 países, tendo os 3 Vencedores Premiados sido em 1º lugar a Turquia , em 2º a Holanda e em 3º a Lituânia.
60ª Sessão CND – UNODC, Viena 2017
UNODC 60ª Sessão CND, 13-17 Março, Viena, Áustria. A Dianova Portugal, como Parceiro do DAWA, participou como Orador, a 16 de Março, no Evento Paralelo “DRUG AWARENESS ON ADULTS: A FIVE-STEP APPROACH TO PREVENTION”.
Foram apresentadas as conclusões “DAWA 2015-2016 projecto transnacional na perspectiva portuguesa”. “DAWA 2015-2016: Health Communication Learning Lessons and Achievements from the Portuguese Perspective”.
1º Lugar Turquia:
2º Lugar Lituânia:
3º Lugar Holanda: