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Cooperação em Projectos Internacionais

Cooperação em Projectos Internacionais

Investimos o nosso capital imaterial em projectos de Inovação, Investigação e Desenvolvimento, com o objectivo de contribuir para a criação de conhecimento através da cooperação internacional, nas seguintes áreas de actuação:

  • Consciencialização de Jovens e Adultos para os riscos e consequências associados às dependências;
  • Capacitação de profissionais da área das dependências;
  • Disseminação de boas práticas de prevenção, intervenção e tratamento de dependências;
  • Investigação em novas adicções (com e sem substâncias);
  • Outras de relevo nas áreas de expertise da Dianova.

Learn Addiction

Primeira plataforma E-learning multilíngue e aberta de especialização na área das dependências

Projecto de Cooperação Internacional | Concluído

 

A Associação Dianova Portugal lançou a nível nacional, a 28 de Outubro de 2021, a plataforma Learn Addiction – a primeira plataforma e-learning multilíngue e aberta sobre prevenção, intervenção e tratamento de dependências.

Este projecto pioneiro na Europa, teve início em 2018, onde, a convite da entidade promotora UNAD – Unión de Asociaciones y Entidades de Atención al Drogodependiente (Espanha), se reuniram mais 5 parceiros Europeus que iniciaram estudos transnacionais para avaliar as necessidades de formação de profissionais da área das dependências em diferentes países da UE.

Deste diagnóstico, para o qual Portugal contribuiu com mais de 1000 respostas, surgiram 4 temáticas, que foram transformadas em Módulos de Formação:

  • Módulo 1: Prevenção, intervenção e tratamento de comportamentos adictivos sem substâncias.
  • Módulo 2: Prevenção, intervenção e tratamento de dependências em jovens.
  • Módulo 3: A perspectiva de género na prevenção, intervenção e tratamento das dependências.
  • Módulo 4: Normas europeias de qualidade na prevenção de dependências.

 

A PREVENÇÃO é transversal aos 4 módulos formativos na medida em que, com a implementação de acções/projectos de Prevenção Universal, Selectiva e Indicada, junto dos mais jovens nos seus ambientes de socialização, os ganhos são substanciais a nível de saúde pública, criminalidade juvenil, abandono escolar e comportamentos desviantes que se traduzam entre outros, em consumos abusivos e dependências na sua fase adulta.

Por outro lado, o progresso social e o desenvolvimento das tecnologias têm fomentado novos padrões comportamentais que podem derivar em comportamentos adictivos sem utilização de substâncias, mas igualmente nefastos à saúde mental e física. A rapidez com que nos deparamos com novas redes sociais virtuais, novas aplicações, gadgets, jogos, torna urgente a capacitação dos profissionais da área das dependências para que haja um entendimento dos fenómenos que ocorrem na sociedade por uma utilização problemática dos mesmos, e para que tenham as melhores orientações e boas práticas sobre como actuar a nível macro e micro.

A integração da Perspectiva de Género nas fases de prevenção, intervenção e tratamento de dependências é fundamental e urgente, partindo do conhecimento empírico e factual de que as Mulheres são as mais penalizadas, (também), neste campo. Os mandatos e os papéis atribuídos ao género feminino, numa sociedade androcentrista, torna as mulheres com dependências (com ou sem substâncias), ainda mais vulneráveis e relutantes na procura de ajuda.

Apesar de alguns conceitos e teorias serem já familiares a profissionais que actuam directamente na área das dependências, os conteúdos são muito actuais, com recursos pedagógicos riquíssimos do ponto de vista das melhores práticas a nível internacional, servindo também estes projectos para que conheçamos novas abordagens, técnicas e metodologias além-fronteiras. Assim, recomendamos a utilização desta plataforma também aos profissionais que não estando directamente relacionados com a área das dependências, lidem com comportamentos adictivos no seu quotidiano – profissionais das áreas da Educação, Formação, Psicologia, Justiça, Medicina e Enfermagem, Assistência Social, Forças Policiais, entre outros.  

 

Os 4 módulos formativos encontram-se organizados por 4 capítulos cada um, sendo que, no final de cada capítulo, o Utilizador/a fará uma avaliação das suas aprendizagens e receberá um código que lhe permitirá posteriormente ter acesso ao certificado de formação correspondente a cada módulo.

Os conteúdos encontram-se acessíveis em www.learnaddiction.eu a partir de computadores, tablets e smartphones, e está disponível em sete línguas (inglês, espanhol, esloveno, português, francês, romeno e checo) sob licença da Creative Commons, e permite aos Parceiros do Projecto a sua livre utilização, modificando-a e desenvolvendo novos conteúdos. 

Nota: O projecto ‘Learn Addiction’ é co-financiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia. A plataforma Learn Addiction é uma iniciativa da UNAD – Unión de Asociaciones y Entidades de Atención al Drogodependiente – em colaboração com: UTRIP – Institute for Research and Development- (Eslovénia), RHRN – Romanian Harm Reduction Network, DIANOVA Portugal, SANANIM (República Checa) e FEDITO BXL – Brussels Federation of Institutions for Drug Addicts- (Bélgica).

 

 


SMAPP Tackling Social Media Use with Positive Approach 

Projecto de Cooperação Internacional | Concluído 

 

SMAPP – Tackling Social Media Use with Positive Approach  (“Trabalhar a utilização problemática das Redes Sociais com uma abordagem positiva”) – Projecto co-financiado pelo Programa Erasmus +

 

Este projecto reuniu quatro Organizações Europeias com os seguintes objectivos:

  1. Reunir especialistas das áreas de:
  2. Educação/ Formação de Adultos. Docentes, formadores, gestores e técnicos da formação.
  3. Saúde Pública. Médicos, assistentes sociais, psicólogos, especialistas da área das dependências, sociólogos.
  4. Tecnologias da Informação e Comunicação para intercâmbio de boas práticas, de conhecimento e de experiências.
  5. Identificar, partilhar e comparar metodologias, técnicas e ferramentas utilizadas nos diferentes países, sobretudo, na Educação/Formação de Adultos e Educação para a Saúde.

 

  1. Desenvolver uma abordagem positiva no campo da utilização problemática das Redes Sociais com a finalidade de conduzir um estudo-piloto neste âmbito.

 

O Projecto englobou 6 actividades principais:

1.     Pesquisa sobre os padrões de utilização das Redes Sociais:

Frequência online, equipamentos utilizados para conexão à Internet, objectivos da utilização das Redes Sociais, entre outros.

2.      Acções de Capacitação da Equipa do Projecto em temáticas como:
  • Desenvolvimento de novas competências no âmbito da abordagem positiva à utilização excessiva das redes sociais.
  • Abordagem positiva em estudos sobre dependências.
  • Percepção interdisciplinar «educação de adultos – comunicação em saúde pública – utilização das redes sociais», incrementando a capacidade de resposta das entidades parceiras.

3.      Visitas para intercâmbio de conhecimento e boas práticas

4.      Workshops:
  • WS1 – Análise dos resultados da pesquisa sobre padrões de utilização das redes sociais.
  • WS2 – Criação de directrizes para a utilização da internet e dependência das redes sociais.
  • WS3 – Monitorização e análise de informação das redes sociais.

5.      Concursos Internacionais
  • Primeiro Concurso “Usar as redes sociais contra a dependência das redes sociais”. Vídeos virais produzidos por utilizadores de redes sociais sobre a sua utilização excessiva. Como resultado, foram lançados nas próprias redes sociais para criação de awareness.
  • Segundo Concurso dirigido a estudantes universitários de ciências da comunicação, artes ou disciplinas relacionadas, sobre a utilização excessiva das redes sociais.

6.      Cerimónia de entrega de Prémios

Por fim, a última reunião do projecto contou com um evento paralelo dedicado à cerimónia de entrega de prémios das competições realizadas. Contou com a presença de decisores, representantes de organizações de relevo das áreas da educação e saúde pública e dos media locais/nacionais da Turquia.

 

Os Parceiros

Dianova Portugal foi convidada a integrar o consórcio deste Projecto, liderado pela Direcção-Geral de Saúde da Turquia. O consórcio incluiu ainda a Kairós Sociedad Cooperativa de Iniciativa Social (Espanha) e Cassandra Solutions Società Cooperativa (Itália).

 O projecto teve início a 01/10/2017 e teve a duração de 24 meses.

 

Leia a versão inglesa | Read the english version

 

SMAPP Projecto Cooperação Internacional

Reunião kick off de planeamento com os Parceiros do Projecto SMAPP. 20-22 de Fevereiro de 2018, Istanbul Health Directorate, Istambul, Turquia.


“Drug Addiction Awareness on Adults” 2015 – 2016 

Projecto de Cooperação Internacional | Concluído

A Dianova Portugal foi um dos 5 parceiros do projecto “Cooperation and Innovation for Good Practices. A Communication Strategy on Drug Addiction” 2015-2016, no âmbito do Programa ERASMUS+ | KA2.

Do consórcio liderado pela  Turkish Green Crescent Society (Turquia), fizeram parte a Dianova Portugal,  a Istanbul Halk Sagligi Mudurlugu (Direcção-Geral da Saúde, Turquia), EURAD (Holanda) e Nacionaline Tabako Ir Alkoholio Kontroles Koalicija (Lituânia).

O projecto visou a concepção de uma estratégia integrada de comunicação que permitisse uma visão científica para a melhoria dos instrumentos Media que contribuíssem para o aumento da sensibilização nos adultos sobre as dependências.

 

O projecto DAWA incluiu:

  1. uma formação internacional sobre comunicação em saúde pública nos 4 países (realizada entre Maio e Outubro 2015).
  2. o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação em saúde.
  3.  um concurso universitário igualmente nos 4 países (2016), do qual saiu o vencedor internacional com um vídeo sobre esta sensibilização sobre as dependências dirigida a adultos (Junho 2016)

 

Gala de Entrega de Prémios Vencedores nacionais e internacional

Este projecto concluiu-se com o Concurso Internacional de Vídeo “Vamos falar sobre isto, Não estás sozinho!”, dirigido a estudantes de Escolas Profissionais e Universidades nas áreas de Comunicação Multimédia e Jornalismo, entre os 15 e os 25 anos.

A Cerimónia de Entrega de Prémios e Jantar de Gala foi realizada a 10 de Junho em Istambul. Participaram os 12 Finalistas dos 4 países, tendo os 3 Vencedores Premiados sido em 1º lugar a Turquia , em 2º a Holanda e em 3º a Lituânia.

60ª Sessão CND – UNODC, Viena 2017

UNODC 60ª Sessão CND, 13-17 Março, Viena, Áustria. A Dianova Portugal, como Parceiro do DAWA, participou como Orador, a 16 de Março, no Evento Paralelo “DRUG AWARENESS ON ADULTS: A FIVE-STEP APPROACH TO PREVENTION”. 

Foram apresentadas as conclusões “DAWA 2015-2016 projecto transnacional na perspectiva portuguesa”. “DAWA 2015-2016: Health Communication Learning Lessons and Achievements from the Portuguese Perspective”.


1º Lugar Turquia:


2º Lugar Lituânia:


3º Lugar Holanda:

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