Projectos de Cooperação Internacional

Loading

loading icon
title

Projectos em Curso Cidadania e Solidariedade

Ao longo dos anos a Dianova tem vindo a participar em projectos de cooperação internacional. Desenvolvidos em colaboração com Parceiros de diversos países da Europa focam-se na Capacitação e Comunicação dirigidos a múltiplos Stakeholders.

SMAPP Tackling Social Media Use with Positive Approach 

Projecto de Cooperação Internacional | Em Curso 

 

O Projecto SMAPP – Tackling Social Media Use with Positive Approach é financiado pelo Programa Erasmus+ no âmbito da Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas.

 

Trabalhar a utilização problemática das Redes Sociais com uma abordagem positiva” é o projecto que reúne quatro Organizações com os seguintes objectivos:

 

  1. Reunir especialistas das áreas de:
    1. Educação/ Formação de Adultos (docentes, formadores, gestores e técnicos da formação).
    2. Saúde Pública (médicos, assistentes sociais, psicólogos, especialistas da área das dependências, sociólogos).
    3. Tecnologias da Informação e Comunicação para intercâmbio de boas práticas, de conhecimento e de experiências.
  2. Identificar, partilhar e comparar metodologias, técnicas e ferramentas utilizadas nos diferentes países na Educação/Formação de Adultos e Educação para a Saúde.
  3. Desenvolver uma abordagem positiva no campo da utilização problemática das Redes Sociais, conduzindo um estudo-piloto neste âmbito.

 

O Projecto engloba 6 actividades principais:

 

  1. Pesquisa sobre os padrões de utilização das Redes Sociais.

Frequência online, equipamentos utilizados para conexão à Internet, objectivos da utilização das Redes Sociais, entre outros. A análise dos dados será realizada em profundidade pelos Parceiros do Projecto e os resultados serão comunicados através das suas plataformas digitais;

 

  1. Acções de Capacitação da equipa do Projecto em temáticas como:

 

  1. desenvolvimento de novas competências no âmbito da abordagem positiva à utilização excessiva das redes sociais.
  2. abordagem positiva de estudos sobre dependências.
  3. percepção interdisciplinar «educação de adultos – comunicação em saúde pública – utilização das redes sociais» ou outras que se revelem úteis para incrementar a capacidade de resposta das entidades parceiras nesta temática.

 

  1. Visitas para intercâmbio de conhecimento e boas práticas.

No decurso das acções de capacitação, a Equipa visitará outras Organizações que tenham experiência de trabalho no âmbito da temática do projecto.

 

  1. Workshops:

 

  1. WS1 – Análise dos resultados da pesquisa sobre padrões de utilização das redes sociais.
  2. WS2 – Criação de directrizes para a utilização da internet e dependência das redes sociais. Cada especialista das diferentes áreas do conhecimento dará o seu contributo neste âmbito.
  3. WS3 – Monitorização e análise de informação das redes sociais.

 

  1. Concursos Internacionais

 

  1. Primeiro Concurso “Usar as redes sociais contra a dependência das redes sociais”. Vídeos virais produzidos por utilizadores de redes sociais sobre a sua utilização excessiva serão lançados nas próprias redes sociais para criação de awareness.
  2. Segundo concurso dirigido a estudantes universitários de ciências da comunicação, artes ou disciplinas relacionadas. Redigirão guiões sobre a utilização excessiva das redes sociais que possam ser posteriormente transformados em filmes virais por outras instituições para utilização nas suas redes sociais.

 

  1. Cerimónia de entrega de Prémios

A última reunião do projecto contará com o evento paralelo da cerimónia de entrega de prémios das competições realizadas. Este será um evento multiplicador que contará com a presença de decisores, representantes de organizações de relevo das áreas da educação e saúde pública e dos media locais/nacionais da Turquia.

Os Parceiros

A Dianova Portugal foi convidada a integrar o consórcio deste Projecto liderado pela Direcção-Geral de Saúde da Turquia. Tal deve-se à sua expertise na área das dependências e da comunicação de causas e de saúde como a #naotedeixespossuir. Bem como ao pioneirismo no âmbito das dependências sem substâncias, como sendo a Internet, as Redes Sociais, os Jogos Online. Do consórcio fazem parte ainda a Kairós Sociedad Cooperativa de Iniciativa Social (Espanha) e Cassandra Solutions Società Cooperativa (Itália).

 

O projecto teve início a 01/10/2017 e terá a duração de 24 meses.

 


“Drug Addiction Awareness on Adults” 2015 – 2016 

Projecto de Cooperação Internacional  Concluído

A Dianova Portugal foi um dos 5 parceiros do projecto “Cooperation and Innovation for Good Practices | A Communication Strategy on Drug Addiction” 2015-2016, no âmbito do Programa ERASMUS + | KA2.

A Dianova Portugal participou em parceria com a Turkish Green Crescent Society (Turquia, Coordenadora do projecto), Istanbul Halk Sagligi Mudurlugu (Direcção-Geral da Saúde, Turquia), EURAD (Holanda) e Nacionaline Tabako Ir Alkoholio Kontroles Koalicija (Lituânia).

O projecto visou a concepção de uma estratégia integrada de comunicação que permita uma visão científica para a melhoria dos instrumentos Media. O objectivo: aumento da sensibilização nos adultos sobre as dependências.

 

O projecto DAWA incluiu:

  1. uma formação internacional sobre comunicação em saúde pública nos 4 países (realizada entre Maio e Outubro 2015).
  2. o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação em saúde.
  3. um concurso universitário igualmente nos 4 países (2016), do qual saíu o vencedor internacional com um vídeo sobre esta sensibilização sobre as dependências dirigida a adultos (Junho 2016). Foi divulgado nos 4 países (2016).

 

Gala de Entrega de Prémios Vencedores nacionais e internacional

 

Este projecto concluiu-se com o Concurso Internacional de Vídeo “Vamos falar sobre isto, Não estás sozinho!”. Dirigido a estudantes de Escolas Profissionais e Universidades nas áreas de Comunicação Multimédia e Jornalismo, entre os 15 e os 25 anos.

 

A Cerimónia de Entrega de Prémios e Jantar de Gala foi realizada a 10 de Junho em Istambul. Participaram os 12 Finalistas dos 4 países, tendo os 3 Vencedores Premiados sido em 1º lugar a Turquia , em 2º a Holanda e em 3º a Lituânia.

 

60ª Sessão CND – UNODC, Viena 2017

UNODC 60ª Sessão CND, 13-17 Março, Viena, Áustria. A Dianova Portugal, como Parceiro do DAWA, participou como Orador a 16 de Março no Evento Paralelo “DRUG AWARENESS ON ADULTS: A FIVE-STEP APPROACH TO PREVENTION”. 

 

Apresentou as conclusões “DAWA 2015-2016 projecto transnacional na perspectiva portuguesa”. “DAWA 2015-2016: Health Communication Learning Lessons and Achievements from the Portuguese Perspective”.

1º Lugar Turquia:

2º Lugar Lituânia:

3º Lugar Holanda: