Mocktails – Promoção de Saúde
Iniciativa Promoção de Saúde “Mocktails” 2009 | 2017
Idealizada e organizada anualmente desde 2009 pela Dianova Portugal com a Câmara Municipal de Torres Vedras e em estreita colaboração com mais de 40 Parceiros. É uma iniciativa Comunidade que Cuida de promoção de saúde e envolvimento em meio escolar e comunitário “Mocktails: memórias divertidas de uma noite”.
Parceiros Estratégicos
Alicerçada na cooperação, voluntariado e trabalho em rede, esta iniciativa tem sido desenvolvida com o contributo de Parceiros Estratégicos.
> Espaços de lazer nocturnos Bares, Discotecas, Restaurantes.
> Escolas.
> Forças Policiais, Protecção Civil, Câmara Municipal, SICAD.
> Empresas, Media e Embaixadores Voluntários de Saúde.
Objectivo
Visa sensibilizar os mais jovens e adultos para os comportamentos de risco associados ao consumo excessivo de álcool. Utiliza para o efeito uma metodologia de proximidade.
Esta aposta sinérgica constitui uma forma eficaz de incutir comportamentos individual e socialmente responsáveis. O intuito é promover, manter e/ou restaurar a saúde por via de educação, informação e mobilização da opinião pública. E envolvendo a Comunidade numa participação cívica activa.
A 9ª edição #Mocktails2017 sob o mote #HealthAboveAll contou com as seguintes iniciativas:
> associação à caminhada e corrida nocturna Torres Vedras Night Run a 10 de maio, pelas 21h15, partindo da Praça Machado Santos com percurso pelos espaços parceiros na cidade de Torres Vedras.
> diversas acções de sensibilização e informação para alunos, Comunidade Educativa e Pais nas Escolas.
> associação ao Espectáculo de Humor e Música “Filho da Treta BeDom” a 13 de Maio pelas 21h30, no Pavilhão Multiusos, em colaboração com a Euphoric Challenges.
> culminando na acção “Mocktails“ em meio comunitário na noite de 13 de maio a partir das 22h30 junto dos Restaurantes, Bares e Discotecas Torreenses.
BEST PRACTICE PREVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
Na sequência do Impacto alcançado, a Dianova Portugal participou na 55ª Sessão da Comissão de Estupefacientes das Nações Unidas 2012 CND | UNODC, de 12 a 16 de Março em Viena, Áustria.
Apresentou esta best practice com a comunicação “Engaging Youth & Enrolling Community on a prevention initiative” baseada no Impacto da acção entre 2009-2011.
IMPACTO 2009-2017
A iniciativa tem sido um sucesso e permitiu ao longo dos últimos 9 anos impactar um total de 40.063 Jovens e Adultos.
Numa noite em que se apela à diversão o mais importante é experimentar… uma noite sem excessos. Contamos com a sua animada presença… venha divertir-se sem arriscar o day after!