01 Jul / Dianova conquista Menção Honrosa PIQ
Dianova Portugal conquista Menção Honrosa do Prémio Igualdade é Qualidade
O júri da 12ª Edição do Prémio de Igualdade 2016/2017 atribuiu à Dianova Portugal a Menção Honrosa PIQ, na categoria de entidade do sector de economia social. O prémio foi entregue a 29 de Junho na Cerimónia Pública em Lisboa. Contou com a presença da Senhora Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e do Senhor Secretário de Estado do Emprego.
O PRÉMIO IGUALDADE É QUALIDADE visa distinguir as empresas e outras entidades empregadoras com políticas exemplares nas áreas de igualdade entre mulheres e homens. Nomeadamente no trabalho, emprego, formação profissional e na conciliação da vida familiar e profissional. Bem como nas boas práticas comerciais para prevenção e luta contra a violência doméstica e de género.
Aspectos Avaliados Positivamente
Na avaliação feita à Dianova Portugal, o Comité de Avaliação destacou positivamente os seguintes aspectos, entre outros:
> Primeiramente, registo do princípio da igualdade entre mulheres e homens, como valor da entidade, nos documentos de referência institucionais e estratégicos. Bem como na formalização de uma “Política para a Igualdade”, acompanhada de um “Plano de Igualdade e Conciliação”.
> Constituição do “Comité para a Igualdade e Conciliação” como órgão responsável pelo cumprimento, implementação e desenvolvimento das medidas incluídas no “Plano de Igualdade e Conciliação”.
> Ademais, Existência de critérios objectivos e procedimentos no processo de recrutamento e selecção, na oferta de formação e na avaliação do desempenho.
> Realização de acções de formação interna sobre as questões de igualdade entre homens e mulheres e violência de género, incluindo a direcção e a gestão intermediária.
> Posteriormente, integração de questões relacionadas com a igualdade entre mulheres e homens e a reconciliação da vida profissional, familiar e pessoal no questionário sobre satisfação anual / clima organizacional.
Prevenção de Assédio
> Existência de normas que visem garantir o respeito pela dignidade entre ambos os sexos no local de trabalho. Procedimentos formais e específicos para a apresentação de uma queixa, em caso de situações de discriminação em função do sexo e para a reparação dos danos “recorrentes” da violação do dever de respeito pela dignidade. Destaca-se a existência de um “Manual de Prevenção de Situações de Assédio”.
Linguagem Inclusiva, Violência de Género e Reconciliação Vida Profissional e Pessoal
> Existência de medidas previstas no “Plano de Igualdade e Reconciliação” para promover uma comunicação inclusiva. Principalmente baseada em género e livre de discriminação, incluindo a criação do “Manual de Uso de uma Linguagem Inclusiva e Não discriminatória”.
> Recolha e tratamento de todos os dados desagregados por sexo de forma sistemática: questionários, diagnósticos e relatórios anuais.
> Disponibilidade de vários benefícios para as pessoas que colaboram com a Dianova e respectivas famílias. Conforme estão descritos no “Guia de Boas Práticas para a Promoção da Reconciliação da Vida Pessoal, Familiar e Profissional em Dianova”.
> Existência de um guia informativo sobre direitos de parentalidade, disponível para consulta de todas as pessoas
> Integração de preocupações específicas sobre violência doméstica ou de género nos sistemas de gestão implementados. Bem como acções de formação e divulgação do respectivo regime jurídico e criação de um procedimento interno para direccionar trabalhadores e/ou trabalhadoras (vitimas) a estruturas especializadas. Por certo, efectuado através da criação de um guia específico Dianova sobre este assunto.
Recomendações de Melhoria
A CITE (Comissão para a Igualdade no Trabalho e Emprego) e pela CIG (Comissão para Cidadania e Igualdade de Género) manifestaram um reconhecimento expresso para a apresentação da candidatura. Foram ainda feitas recomendações com o objectivo de:
> contribuir para a melhoria dos procedimentos na promoção da igualdade de género;
> e como forma de incentivo ao recrutamento futuro para o Prémio.
Para igualdade efectiva: Participe, colabore e promova!
O compromisso de hoje … a realidade do amanhã!
Sobre a Dianova Portugal: o nosso objectivo é oferecer tratamento da dependência de drogas e do alcoolismo baseado em evidências científicas e com certificação em gestão da qualidade ISO 9001.