Dianova conquista Menção Honrosa PIQ

loading icon

01 Jul / Dianova conquista Menção Honrosa PIQ

DIANOVA PORTUGAL conquista MENÇÃO HONROSA DO PRÉMIO IGUALDADE É QUALIDADE

 

O júri da 12ª Edição do Prémio de Igualdade 2016/2017 atribuiu à Dianova Portugal a menção honrosa na categoria de entidade do sector de economia social. O prémio foi entregue a 29 de Junho na Cerimónia Pública em Lisboa. Contou com a presença da Senhora Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e do Senhor Secretário de Estado do Emprego.

 

O PRÉMIO IGUALDADE É QUALIDADE visa distinguir as empresas e outras entidades empregadoras com políticas exemplares nas áreas de igualdade entre mulheres e homens. Nomeadamente no trabalho, emprego, formação profissional e na conciliação da vida familiar e profissional. Bem como nas boas práticas comerciais para prevenção e luta contra a violência doméstica e de género.

 

Aspectos Avaliados Positivamente

Na avaliação feita à Dianova Portugal, o Comité de Avaliação destacou positivamente os seguintes aspectos, entre outros:

Registo do princípio da igualdade entre mulheres e homens, como valor da entidade, nos documentos de referência institucionais e estratégicos. Bem como na formalização de uma “Política para a Igualdade”, acompanhada de um “Plano de Igualdade e Conciliação”.

Constituição do “Comité para a Igualdade e Conciliação” como órgão responsável pelo cumprimento, implementação e desenvolvimento das medidas incluídas no “Plano de Igualdade e Conciliação”.

Existência de critérios objectivos e procedimentos no processo de recrutamento e selecção, na oferta de formação e na avaliação do desempenho.

Realização de acções de formação interna sobre as questões de igualdade entre homens e mulheres e violência de género, incluindo a direcção e a gestão intermediária.

Integração de questões relacionadas com a igualdade entre mulheres e homens e a reconciliação da vida profissional, familiar e pessoal no questionário sobre satisfação anual / clima organizacional.

Prevenção de Assédio

Existência de normas que visem garantir o respeito pela dignidade entre ambos os sexos no local de trabalho. Procedimentos formais e específicos para a apresentação de uma queixa, em caso de situações de discriminação em função do sexo e para a reparação dos danos “recorrentes” da violação do dever de respeito pela dignidade. Destaca-se a existência de um “Manual de Prevenção de Situações de Assédio”.

Linguagem Inclusiva, Violência de Género e Reconciliação Vida Profissional e Pessoal

Existência de medidas previstas no “Plano de Igualdade e Reconciliação” para promover uma comunicação inclusiva. Baseada em género e livre de discriminação, incluindo a criação do “Manual de Uso de uma Linguagem Inclusiva e Não discriminatória”.

Recolha e tratamento de todos os dados desagregados por sexo de forma sistemática: questionários, diagnósticos e relatórios anuais.

Disponibilidade de vários benefícios para as pessoas que colaboram com a Dianova e respectivas famílias. Estão descritos no “Guia de Boas Práticas para a Promoção da Reconciliação da Vida Pessoal, Familiar e Profissional em Dianova”.

Existência de um guia informativo sobre direitos de parentalidade, disponível para consulta de todas as pessoas

Integração de preocupações específicas sobre violência doméstica ou de género nos sistemas de gestão implementados. Acções de formação e divulgação do respectivo regime jurídico e criação de um procedimento interno para direccionar trabalhadores e/ou trabalhadoras (vitimas) a estruturas especializadas. Efectuado através da criação  de um guia específico Dianova sobre este assunto.

Recomendações de Melhoria 

CITE (Comissão para a Igualdade no Trabalho e Emprego) e pela CIG (Comissão para Cidadania e Igualdade de Género) manifestaram um reconhecimento expresso para a apresentação da candidatura. Foram ainda feitas recomendações com o objectivo de:

contribuir para a melhoria dos procedimentos na promoção da igualdade de género;

e como forma de incentivo ao recrutamento futuro para o Prémio. 

Para igualdade efectiva: Participe, colabore e promova!

O compromisso de hoje … a realidade do amanhã!