loading icon
title

Quem Somos Dianova Institucional

Dianova | ONG especializada no Tratamento dos Comportamentos Aditivos e Inclusão Social

A Dianova é especializada na prevenção e promoção de saúde, no tratamento dos Comportamentos Aditivos, na reintegração sócio-profissional e inclusão social. Oferece ainda serviços de apoio psicossocial e de formação e capacitação de Pessoas e Organizações. Nestas 3 décadas, beneficiou directamente 92.218 Pessoas e Famílias. E indirectamente desde 2003, através das múltiplas campanhas de sensibilização universal e iniciativas de promoção de saúde impactou mais de 20 milhões de pessoas.

Presente em Portugal desde 1984 como agente activo integrante da rede de saúde e social, a Associação Dianova Portugal – Intervenção em Toxicodependências e Desenvolvimento Social, é publicamente reconhecida desde 1993 como uma Instituição Particular de Solidariedade Social, Associação de Utilidade Pública e desde 2011 Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento.

Dianova | Entidade Formadora Certificada

É desde 2017 entidade formadora certificada pela DGERT (MSESS) e desde 2012 entidade formadora acreditada pelo CCPFC (Ministério da Educação). Desde 2005, tem certificado o seu Sistema de Gestão da Qualidade NP EN ISO 9001:2015 na sua Comunidade Terapêutica.

Dianova - entidade formadora certificada


Dianova entidade formadora reconhecida pelo ministério da educação


Dianova - comunidade terapêutica com certificação de qualidade

Em 2015, no âmbito da sua Transparência e Accountability está registada no Registo de Transparência da Comissão Europeia e Parlamento Europeu com o ID 523238518817-56. E ainda no Departamento de Assuntos Sociais e Económicos, Conselho Económico e Social das Nações Unidas (DESA | ECOSOC | UN).

Os Valores de Dianova Portugal

Assim, Dianova Portugal proporciona um serviço de qualidade junto dos Utentes, Famílias, Entidades públicas e privadas e outros Stakeholders. A intervenção da Dianova pauta-se pelos seguintes VALORES universais: Compromisso, Solidariedade, Tolerância, Internacionalidade.

Neste âmbito prossegue os seguintes Fins:

> Promover acções pedagógicas orientadas à educação e promoção da saúde.

> Ajudar as pessoas a abandonar o consumo problemático de substâncias psicoactivas.

> Apoiar crianças e jovens em risco.

> Apoiar a integração social e comunitária de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

> Dinamizar acções de sensibilização e formação.

> Promover e potenciar no âmbito da cooperação para o desenvolvimento internacional a divulgação, educação, execução e formação adequadas ao progresso social.

Para a prossecução da sua missão, a Dianova dispõe de uma estruturada ORGANIZAÇÃO interna. Conta também com profissionais qualificados de diferentes áreas de actuação, distribuídos pelas direcções executivas. Nomeadamente, Direcção de Intervenção e Programas; Direcção Administrativa e Financeira; Direcção de Comunicação e Relações Institucionais. Estas são assessoradas pelos departamentos de Gestão de Pessoas; Jurídico; Contabilidade e Fiscalidade; Gestão e Desenvolvimento de Projectos.

A Dianova Portugal é membro da Rede Dianova International. A Rede Dianova oferece respostas, sobretudo, ao nível da Educação e Juventude, Saúde – Comportamentos Aditivos, Desenvolvimento Comunitário e Inclusão Social. Os seus 21 Membros operam em 4 continentes e 26 países da Europa, Américas, África e Ásia. Define-se como uma rede assistencial, diversificada, próxima e independente. Partilha valores, princípios, recursos e conhecimentos.

Reconhecimento do compromisso da Dianova e do impacto gerado em prol de uma sociedade mais saudável e inclusiva:

Menções Honrosas no Prémio “Igualdade é Qualidade” Economia Social | 2014 e 2016/2017 .  Na categoria sector Economia Social pelo trabalho realizado na promoção da Igualdade de Género.

> Reconhecimento de Mérito “Sorrir pela Educação” | 2010. Uma iniciativa da Clínica da Educação que reconheceu o mérito da Dianova pelo projecto “Educação é a melhor Prevenção” – Aventura Emotiva 3G®.

> Menção Honrosa Prémio António Manuel da Mota | 2010. Uma parceria Grupo Mota Engil e TSF, que distinguiu o seu trabalho realizado no âmbito da Inclusão Social, especificamente a Empresa de Inserção Viveiros de Floricultura Dianova.

> Prémio “Hospital do Futuro 2005/06” – Categoria Serviço Privado. Distinguiu o pioneirismo da Certificação em Gestão da Qualidade pela Dianova na área de tratamento e reinserção socioprofissional na Comunidade Terapêutica Quinta das Lapas.


EM SUMA:

> Em primeiro lugar, 35 anos em permanente evolução e desenvolvimento organizacional. Quer orientando-se à gestão da mudança e à inovação social, quer à sustentabilidade em prol dos nossos Beneficiários, Comunidades e Sociedade.

> Em segundo lugar, dedicando-se a encontrar soluções integradas para o problema dos comportamentos aditivos. Especificamente, alcoolismo, drogas e uso problemático internet.

> Em terceiro lugar, oferecendo serviços e programas em constante evolução, certificados e acreditados. Ous eja, cada vez mais diversificados, diferenciados e especializados.

> Em quarto lugar, contribuindo para a autonomia pessoal e o progresso social mediante uma intervenção personalizada. E principalmente numa perspectiva de cooperação pela educação, capacitação e inclusão.

> Em resumo, em 2018 beneficiando 92.218 Pessoas e Famílias, Jovens e Adultos.