Dianova International e Rotary Action Group celebram acordo de cooperação a nível da prevenção das dependências -

Blog

18 Dez / Dianova International e Rotary Action Group celebram acordo de cooperação a nível da prevenção das dependências

Parceria de cooperação com Rotary Action Group para promover mudanças comportamentais a nível da prevenção das dependências

 

O acordo de cooperação entre a Dianova e Rotary Action Group RAG AP permitirá realizar acções conjuntas de capacitação e financiamento a nível da prevenção das dependências, envolvendo a rede internacional Dianova e os seus membros. Este acordo resulta do encontro das duas organizações na 63ª Sessão CND – UNODC, em Março passado em Viena.

 

“Esta colaboração é uma oportunidade única para a rede Dianova”, afirma Montse Rafel, Directora-Geral da Dianova International. “A parceria com o RAG AP permitirá que os nossos membros beneficiem dos conhecimentos científicos e experiência dos Rotários em todo o mundo”.

 

Sobre o RAG AP Rotary Action Group Prevenção das Dependências

 

A operar desde 2013, e reconhecido pelo Rotary International em 2016, o RAG AP está actualmente activo em 42 países e 45 Distritos Rotários em todo o mundo. O RAG AP considera o abuso de substâncias e a dependência de drogas ilícitas um problema global. Neste contexto, desenvolve acções de informação, envolvimento, apoio e orientação aos Clubes e Distritos Rotários sobre como lidar com o problema através de uma abordagem estruturada e de longo prazo.

 

Para além de promover pesquisas e intercâmbios sobre o tema, o RAG AP coopera com ONGs profissionais que implementam programas de prevenção locais com base em evidências científicas. Estes projectos destinam-se principalmente a crianças entre os 3-6 e 6-12 anos de idade.

 

“Estamos ansiosos para dar início à nossa cooperação com os membros da rede Dianova, a fim de envolver os Clubes e Distritos Rotários nos países onde a rede está activa. E, ainda, com outras partes interessadas relevantes cuja acção conjunta é fundamental para combater o abuso de substâncias,” afirma Johan Maertens, fundador do RAG AP.

 

 

Cooperação a nível da Saúde Mental num mundo em mudança

 

A parceria entre a Dianova International e o RAG AP é oportuna e mais relevante do que nunca. Por um lado, a pandemia em curso impeliu mais famílias para a pobreza. E, por outro, fez mudar, e na maioria dos casos piorar, a vida das crianças. Apesar do impacto da crise da COVID-19 na saúde mental não estar totalmente avaliado, as lutas diárias são bem visíveis.

 

Diversos membros da rede Dianova desenvolvem actividades de prevenção com crianças e jovens. Salientamos a Karim KAWF no Paquistão, Slum Child Foundation no Quénia, e a Dianova Itália e Portugal. Como resultado das medidas de confinamento, todas estas organizações tiveram que mudar a maneira como trabalham para atender a estas novas circunstâncias e necessidades.

 

Este acordo de cooperação focaliza-se no desenvolvimento de programas baseados em evidências para promover abordagens inovadoras. Desta forma, abrirá novos caminhos para em capacitação e financiamento.

 

“Esta nova parceria de cooperação é uma combinação perfeita entre as necessidades das comunidades que servimos e a generosidade do Rotary International. Desejamos que este seja o início de um relacionamento longo e frutífero com o RAG AP, bem como com todos os filantropos Rotários envolvidos,” conclui Montse Rafel.

 

 

Sobre a Dianova Portugal: o nosso objectivo é oferecer tratamento da dependência de drogas e do alcoolismo baseado em evidências científicas e com certificação em gestão da qualidade ISO 9001.

By Dianova in Noticias