Dianova reforça mensagem nas Nações Unidas: Tratamento das Dependências Resulta

loading icon

22 Mar / Dianova reforça mensagem nas Nações Unidas: Tratamento das Dependências Resulta

CND Session UNODC

Dianova reforça mensagem nas Nações Unidas: Tratamento das Dependências Resulta

Realizou-se de 12 a 16 de março em Viena, Áustria, a 61ª Sessão CND UNODC – Commission on Narcotic Drugs – United Nations Office on Crime and Drugs, tendo a Dianova Portugal participado como orador em Side Event. Estes são Eventos paralelos às Reuniões de Segmentos Operacional e Normativo. Nestas os Estados Membro debatem, consensualizam e aprovam as Resoluções de política internacional.

A reunião anual da CND – UNODC é o evento que reúne Estados Membro, Agências das Nações Unidas e Organizações da Sociedade Civil (registadas no DESA e com Estatuto ECOSOC das Nações Unidas – Departament of Economic and Social Affairs e Economic Social Council). Durante esta semana, debatem e aprovam políticas de drogas. São ainda partilhadas boas práticas e criam e reforçam networking relacionado com os temas de drogas.

> Crime, dependência de drogas, prevenção – tratamento – reinserção social, desenvolvimento sustentável, tráfico de droga, lavagem de dinheiro e outros temas relacionados com esta problemática.

A 61ª Sessão decorre no seguimento da Sessão Especial UNGASS 2016 que teve como objectivo rever o Plano de Acção e Implementação 2009. O objectivo é lidar com os desafios, barreiras e políticas / intervenções para reduzir o problema da droga a nível mundial.

> Nomeadamente: pobreza, empoderamento de mulheres, educação, criminalidade, direitos humanos, exclusão social, migração, igualdade de género, desenvolvimento social e económico.

Dianova contribui com boas práticas de Prevenção e Tratamento das Dependências

A Dianova Portugal, como membro do VNGCO e da Dianova International, participou como Orador com resultados globais 2016 da Rede Internacional Dianova e especificamente resultados de tratamento das dependências de Portugal, Espanha, Itália e Chile. O Side Event “40 Years of Drugs. Drug Addiction and Recovery” foi organizado pela San Patrignano (Itália) a 12 de março, tendo sido co-patrocinador deste evento.

“A Declaração de Mallorca reconhece as Comunidades Terapêuticas como umas das abordagens mais eficazes para o tratamento e reabilitação de pessoas dependentes e suas famílias a nível mundial.” Em Portugal, a Comunidade Terapêutica Quinta das Lapas Dianova, certificada em Gestão da Qualidade ISO 9001, materializa esta constatação. As suas taxas de retenção a 3 (80%) e 6 meses (51%) são indicadores de sucesso de tratamento e reinserção.

A Dianova participou ainda numa diversidade de Side Events e Special Events diários, incluindo o “Strengthening the global prevention response: International Standards for Drug Use Prevention second edition, Listen First Campaign and Stronger Families programme” para o qual tinha sido previamente nomeada para apresentar os resultados da campanha internacional Dianova #ListenFirst 2017, e Informal Dialogues entre a UNODC e a Sociedade Civil.

Por último, a Dianova participou como membro do VNGOC na Assembleia Geral durante a qual foram aprovados o Planode Resultados de 2017 e o Plano de Acção e Orçamento 2018, incluindo ainda as eleições para o novo Board 2018-2019 presidido agora por Jamie Bridge, do International drug Policy Consortium, e como Vice-Presidente a nossa colega da Dianova Interntional, Lucia Goberna.

Para mais informações clique nos links:

Apresentação Dianova Portugal & International Tratamento

Side Event Poster

Apresentação Dianova campanha Listen First

Brief statement Dianova campanha Listen

Poster Dianova Resultados Listen First

Posters multilingua Dianova Listen First

Joint Statement Comunidades Terapêuticas

Side Event Poster Comunidades Terapêuticas

Video Joint Statement Comunidades Terapêutica pela soprano espanhola Ainhoa Arteta

The Declaration of Mallorca WFTC 2016-2016

Programa CND61 UNODC

UNGASS & Follow-up

>  Declaração Política e Plano de Acção 2009