Blog

13 Fev / Dianova renova compromisso iGen

A Dianova renova o seu compromisso com o iGen – Fórum Organizações para a Igualdade 

Realizou-se a 29 de Janeiro de 2020 a sessão pública de assinatura de Acordos de Adesão  e de Renovação de Compromissos do iGen – Fórum Organizações para a Igualdade. Este evento teve lugar no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

A sessão contou com a participação de cerca de 70 organizações membros, entre as quais a Dianova Portugal que reiterou o seu compromisso. Nomeadamente, para com os princípios de igualdade entre mulheres e homens e de eliminação de todas as formas de discriminação em função do sexo.

Na assinatura dos Acordos de Adesão e de Renovação de Compromissos estiveram representadas quer as organizações membros, quer as organizações aderentes. E, institucionalmente, a Presidente da CITE, Carla Tavares, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e o Secretário de Estado Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita.

Com a renovação do acordo de adesão ao iGen, a Dianova assume a concretização de um conjunto de compromissos  sobre a premissa “O compromisso de hoje, a realidade de amanhã”.

Sobre o Fórum iGen

O Fórum iGen é promovido pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e pelas organizações membros. Por esta via, assumem a implementação de medidas de igualdade de género no trabalho e no emprego nas respectivas políticas. Comprometem-se, ainda, a desenvolver acções de promoção de igualdade de género com metas quantificadas.

Este compromisso está alinhado com a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2030, bem como com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas #ODS #ODS5 .

O Fórum foi criado em 2013, com 21 empresas. A partir de 29 de Janeiro passou a integrar 69 organizações representativas de diversos sectores da economia nacional, seis das quais aderiram nesta ocasião. (In: CITE)

Conhece as 12 Dimensões da Igualdade?

  1. Missão, valores e estratégia
  2. Igualdade no acesso a emprego: recrutamento e selecção
  3. Formação e desenvolvimento de competências
  4. Avaliação de desempenho e progressão na carreira profissional
  5. Remunerações
  6. Protecção na parentalidade
  7. Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal
  8. Benefícios directos a trabalhadores e trabalhadoras e/ou a familiares
  9. Respeito pela dignidade e integridade de trabalhadoras e trabalhadores e prevenção da prática de assédio no trabalho
  10. Diálogo social e participação de trabalhadores e trabalhadoras e/ou suas organizações representativas
  11. Informação e comunicação interna e externa
  12. Outras boas práticas de responsabilidade social