Blog

17 Dez / Kickoff do projecto ‘Learn Addiction’

Projecto ‘Learn Addiction’

8 Novembro 2019: De 5 a 7 de Novembro, Madrid acolheu a primeira reunião transaccional do projecto europeu Learn Addiction‘, na qual participaram profissionais da área das dependências de seis países europeus.

Este projecto de dois anos (Novembro de 2019 a Outubro de 2021) tem como objectivo responder às necessidades de formação identificadas por profissionais da área das dependências em toda a UE. Assim, os parceiros do projecto irão desenvolver a primeira plataforma aberta e multilingue de e-learning para profissionais da área das dependências.

A plataforma de e-learning

A saber, estará acessível a partir de computadores, tablets e smartphones e incluirá os seguintes módulos:

>  Módulo 1: prevenção, intervenção e tratamento de dependências sem substância.

>  Módulo 2: prevenção, intervenção e tratamento de dependências em jovens.

>  Módulo 3: a perspectiva de género na prevenção, intervenção e tratamento de dependências.

>  Módulo 4: Padrões europeus de qualidade para prevenção de drogas.

Nesta primeira reunião, os delegados das seis organizações parceiras estabeleceram as directrizes para o desenvolvimento do conteúdo de e-learning, revisaram o programa de trabalho para os próximos dois anos e distribuíram as tarefas de acordo com a experiência de cada parceiro.

Assim que o desenvolvimento da plataforma de e-learning estiver concluído, os parceiros irão testá-la com profissionais das dependências, a fim de avaliar a eficácia dos resultados desejados para a formação. Em suma, os testes serão realizados simultaneamente em seis países (Espanha, Eslovénia, Portugal, Bélgica, Roménia e República Checa). Pelo menos 30 profissionais da área das dependências, 5 em cada país, participarão nos testes de Maio a Outubro de 2020.

Os Resultados

Conforme os resultados dos testes, os parceiros do projecto implementarão as melhorias necessárias antes da disponibilização final da plataforma de e-learning, em Setembro de 2021, em sete idiomas (inglês, espanhol, esloveno, português, francês, romeno e checo) sob um Creative Licença Commons.

Assim, qualquer pessoa poderá usá-la livremente, modificá-la e desenvolvê-la. O projecto ‘Learn Addiction’ é uma iniciativa da UNAD – Rede Espanhola de Organizações das Dependências, em colaboração com:

UTRIP – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (Eslovénia)

RHRN – Rede Romena de Redução de Danos (Roménia),

Dianova Portugal (Portugal),

SANANIM (República Checa)

FEDITO BXL – Federação das Instituições de Toxicodependência de Bruxelas (Bélgica).

_________________

Nota: O projecto ‘Learn Addiction’ é co-financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia.

Para mais Informação sobre o projecto ‘Learn Addiction’ project, contacte info@learnaddiction.eu

Saiba mais em www.learnaddiction.eu.