Manifesto da Rede Dianova

loading icon

07 Dez / O Manifesto da Rede Dianova 2017

Manifesto de Posicionamento Corporativo da Rede Dianova

Criado em 2010, o Manifesto da Rede Dianova foi actualizado em colaboração com todas as organizações membro da rede internacional Dianova nos 4 continentes em que intervém. Reflecte o seu compromisso e posicionamento nas várias áreas de interesse, aprovado na Assembleia Geral de Junho de 2017.

 

A nova versão do Manifesto está divida em duas partes:

  1. Descrição do tipo de ambiente em que a Dianova está envolvida e no qual desenvolve relações. Nomeadamente: Organizações Internacionais; Estados; Governos; Sociedade Civil; Mundo Académico e Científico e Mundo Empresarial;
  2. Focaliza-se no posicionamento da organização relativamente a uma diversidade de assuntos sociais fundamentais. Salientam-se: Dependências; Educação; Juventude; Desigualdades e Exclusão Social; Desenvolvimento Comunitário; Migração e Igualdade de Género e Capacitação de Mulheres;

 

O Manifesto está alinhado com a Carta de Princípios e Responsabilidades que visa enaltecer as nossas principais posições em assuntos que mais nos preocupam e sobre os quais temos o direito e dever de expressar o nosso pensamento.

A Missão da Dianova

A nossa missão é “desenvolver iniciativas e programas que contribuam activamente para a autonomia pessoal e o progresso social”, numa perspectiva de um desenvolvimento humano mais equitativo e sustentável.

  1. Orgulhamos-nos e consideramos-nos privilegiados por trabalhar em tantos países, com pessoas distintas e em diversos ambientes sociais e culturais;
  2. Orgulhamos-nos dos nossos valores de tolerância, compromisso solidariedade e internacionalidade;
  3. A promoção destes valores é o fundamento do nosso direito e dever de actuação, assim como a nossa contribuição para o processo democrático.

 

A missão da Rede passa por influenciar eficazmente as políticas sociais de promoção de saúde, qualidade de vida, desenvolvimento humano e comunitário, fomento e revalorização do ser humano. Factores chave para um desenvolvimento sustentável e equilibrado a nível económico, social e ambiental.

 

Estamos convencidos que o futuro e a razão de ser da nossa organização passam pelo equilíbrio do nosso papel como fornecedores de serviços de Qualidade e da nossa capacidade em promover a mudança social. Acreditamos que este equilíbrio ajudar-nos-á a criar uma sociedade mais responsável e equitativa, incorporando a complexidade e pluralidade da realidade e assegurando a inclusão de todas as pessoas.

Consulte o “Manifesto da Rede Dianova” 2017