07 Dez / O Manifesto da Rede Dianova 2017
Manifesto de Posicionamento Corporativo da Rede Dianova
O Manifesto da Rede Dianova foi criado em 2010 e actualizado em 2017. Fruto, acima de tudo, da colaboração com as organizações membro da rede internacional Dianova nos 4 continentes em que intervém. O Manifesto reflecte dessa forma o seu compromisso e posicionamento nas várias áreas de interesse. A sua aprovação foi efectuada na Assembleia Geral de Junho de 2017.
A nova versão do Manifesto está divida em duas partes.
- Em primeiro lugar, descrição do tipo de ambiente em que a Dianova está envolvida e no qual desenvolve relações. Nomeadamente: Organizações Internacionais; Estados; Governos; Sociedade Civil; Mundo Académico e Científico e Mundo Empresarial;
- Além disso, focaliza-se no posicionamento da organização relativamente a uma diversidade de assuntos sociais fundamentais. Salientam-se: Dependências; Educação; Juventude; Desigualdades e Exclusão Social; Desenvolvimento Comunitário; Migração e Igualdade de Género e Capacitação de Mulheres;
O Manifesto está alinhado com a Carta de Princípios e Responsabilidades com a finalidade de enaltecer as nossas principais posições em assuntos que mais nos preocupam. Bem como sobre os quais temos o direito e dever de expressar o nosso pensamento.
A Missão da Dianova
A nossa missão é “desenvolver iniciativas e programas que contribuam activamente para a autonomia pessoal e o progresso social”, numa perspectiva de um desenvolvimento humano mais equitativo e sustentável.
- Primordialmente, orgulhamos-nos e consideramos-nos privilegiados por trabalhar em tantos países, com pessoas distintas e em diversos ambientes sociais e culturais;
- Ao mesmo tempo, orgulhamos-nos dos nossos valores de tolerância, compromisso solidariedade e internacionalidade;
- A promoção destes valores é, como resultado, o fundamento do nosso direito e dever de actuação, assim como a nossa contribuição para o processo democrático.
A missão da Rede passa por influenciar eficazmente as políticas sociais de promoção de saúde, qualidade de vida, desenvolvimento humano e comunitário, fomento e revalorização do ser humano. Factores chave para um desenvolvimento sustentável e equilibrado a nível económico, social e ambiental.
Estamos convencidos que o futuro e a razão de ser da nossa organização passam pelo equilíbrio do nosso papel como fornecedores de serviços de Qualidade e da nossa capacidade em promover a mudança social. Acreditamos que este equilíbrio ajudar-nos-á a criar uma sociedade mais responsável e equitativa, incorporando a complexidade e pluralidade da realidade e assegurando a inclusão de todas as pessoas.
Consulte o “Manifesto da Rede Dianova” 2017
Sobre a Dianova Portugal: o nosso objectivo é oferecer tratamento da dependência de drogas e do alcoolismo baseado em evidências científicas e com certificação em gestão da qualidade ISO 9001.