8ª edição “Mocktails: uma noite divertida sem álcool” - dianova

Loading

loading icon

05 Mai / 8ª edição “Mocktails: uma noite divertida sem álcool”

A Dianova Portugal e a Câmara Municipal de Torres Vedras lançam a 8ª edição dos “Mocktails: uma noite divertida sem álcoolem meio escolar entre 16 e 20 de Maio com sessões de prevenção junto dos alunos do concelho, e em meio comunitário na noite de  21 de Maio em parceria com restaurantes, bares e discotecas locais.

91% dos alunos com 18 anos já experimentou bebidas alcoólicas, pelo menos uma vez  

A 8ª edição dos Mocktails decorrerá este ano entre 16 e 21 de Maio em Torres Vedras. Entre segunda e sexta-feira, profissionais da Dianova Portugal realizam sessões de sensibilização e prevenção para os alunos pelas escolas. Durante estas sessões serão distribuídos vouchers que os jovens podem trocar, na noite de 21 de Maio, por bebidas sem álcool nos estabelecimentos aderentes. Os torrienses que se deslocarem aos restaurantes, bares e discotecas podem também usufruir da oferta de uma bebida sem álcool.

Esta iniciativa, desenvolvida anualmente desde 2009, faz já parte da cultura dos torrienses. A acção “Mocktails: uma noite divertida sem álcool” foi distinguida como best practice nas Nações Unidas na área da Prevenção e Promoção de Saúde em 2012 e promove o consumo responsável de álcool dos jovens e adultos alertando-os para as consequências do consumo abusivo, sobretudo no que diz respeito à sinistralidade rodoviária. 

Evolução positiva apesar dos consumos recreativos excessivos

Segundo o Estudo sobre Consumos de Álcool, Tabaco, Drogas e Outros Comportamentos Aditivos e Dependências – 2015 do SICAD, 91% dos alunos de 18 anos inquiridos já experimentou bebidas alcoólicas pelo menos uma vez. 68% tinha bebido nos últimos 30 dias anteriores ao inquérito, agrupando-os  enquanto “consumidores actuais”.

Em relação ao último inquérito de 2011, nota-se uma evolução positiva na diminuição do consumo de álcool em quase todos os grupos etários (com excepção das idades dos 17 e 18 anos, onde se verifica uma estabilização). Estes resultados superam as metas estabelecidas no Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos 2013-2020. Sobre a embriaguez, o resultado foi 22% dos jovens estiveram embriagados no último ano a meta era que não mais de 26% dos jovens tivesse estado embriagados no último ano, tendo o inquérito demonstrado que .

Investimento Dianova na estratégia de saúde Comunidade que Cuida

Segundo Ana Delgado, Directora Clínica da Comunidade Terapêutica Quinta das Lapas e Responsável pela área de Prevenção da Dianova, “as sessões de prevenção nas escolas são muito importantes. Permitem abordar a questão do consumo de álcool, muitas vezes associado à pressão de pares, validando a decisão daqueles que escolhem não beber álcool perante os jovens que associam o consumo à quebra das regras estabelecidas.

Demonstramos-lhes as consequências nefastas que os consumos precoces e abusivos de álcool acarretam. E promovemos a adopção e manutenção de estilos de vida saudáveis em idades fundamentais para a transposição desses comportamentos para a vida adulta”, conclui.

“Este tipo de iniciativas de proximidade Comunidade que Cuida contribui para os resultados positivos que se têm vindo a registar. A tendência para a diminuição ou estabilização dos consumos de álcool entre os jovens é um sinal de que a sociedade portuguesa está num bom caminho. Mas há ainda muito a fazer no que diz respeito ao consumo responsável. Por exemplo, desenvolver o hábito de designar um condutor no grupo que garanta o regresso seguro a casa”, afirma Rui Martins, Director de Comunicação e Relações Institucionais da Dianova Portugal .

Iniciativas como estas permitem-nos passar a ideia de que uma noite divertida não passa obrigatoriamente pelo consumo excessivo de álcool.

Nas sete edições anteriores, a iniciativa “Mocktails: uma noite divertida sem álcool” contou com o apoio de cerca de 40 parceiros e afectou 30.973 jovens e adultos.

Cooperação Estratégica Comunidade que Cuida

Organização: Dianova Portugal e Câmara Municipal de Torres Vedras

Parceiros Institucionais: Protecção Civil de Torres Vedras; PSP; GNR; SICAD;

Parceiros Media: Rádio Clube da Lourinhã; Torres Vedras Web;

Escolas aderentes: Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias; Escola Internacional de Torres Vedras; Escola Secundária com 3.º Ciclo de Madeira Torres; Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal; CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica; Externato de Penafirme; Escola de Serviços e Comércio do Oeste e Instituto Superior Politécnico do Oeste;

Estabelecimentos aderentes: Midi; Saborear; Páteo do Faustino; Mezza; Elegance; Porta3A; Celeiro; Hora H; Mau Maria; Villa Café; Boca Roxa; Cerâmica; Núcleo Sportinguista; Taberna 22; Orquídea Branca;

Patrocínios: Red Bull; Refrige; Coca-Cola; Central de Cervejas; Unicer; Super Bock; Sagres; Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja.


Sobre a Dianova Portugal

A Dianova Portugal – Intervenção em Toxicodependências e Desenvolvimento Social é publicamente reconhecida como uma Instituição Particular de Solidariedade Social, Associação de Utilidade Pública e ONGD. Tem sede na Quinta das Lapas, Monte Redondo Torres Vedras.

Entidade formadora acreditada CCPFC (Ministério da Educação), certificada com a marca EFR Economia Social (Igualdade e Conciliação) e especificamente a sua Comunidade Terapêutica com a ISO 9001 (Gestão da Qualidade).

Tem por missão desenvolver acções e programas que contribuam activamente para a autonomia pessoal e o progresso social, alicerçada nos valores de Solidariedade • Compromisso • Tolerância • Internacionalidade. A nossa visão fundamenta-se na convicção de que, com a ajuda adequada, cada pessoa pode encontrar em si mesma os recursos para alcançar o seu desenvolvimento pessoal e integração social. 

Disponibilizamos Programas e Serviços e os seguintes Recursos: Comunidade Terapêutica, Viveiros Floricultura, Apoio Psicossocial, Apartamento de Reinserção Social, Centro de Formação.

Fruto do nosso desenvolvimento organizacional e cooperação, entre 2007-2015 beneficiaram dos nossos Programas e Serviços 63.478 Pessoas (crianças, jovens, adultos e idosos).

Siga-nos em Facebook | Twitter | Linkedin