NEWSLETTER DIANOVA JAN/FEV 2018

Dianova Portugal… Juntos inspiramos a mudança e contribuímos para a resolução de problemas globais que afectam a sociedade portuguesa, numa perspectiva educativa e inclusiva!

“A única acção que redimirá a humanidade é a cooperação”
Bertrand Russel

Bispo Auxiliar de Lisboa D. Nuno Brás visita Associação Dianova Portugal

 

Com o objectivo de conhecer melhor a realidade das paróquias e das instituições da sociedade civil que as conformam e suportam, a Dianova recebeu a visita do Bispo Auxiliar de Lisboa D. Nuno Brás e do Pe. José Miguel da Paróquia do Divino Espírito Santo de Monte Redondo.

Durante a visita à sede e instalações da Comunidade Terapêutica Quinta das Lapas, Miguel Fernandes, Vice-Presidente da Dianova, teve oportunidade de expor as metodologias de intervenção nas áreas da saúde e inclusão social, e impacto junto das pessoas e famílias dos programas de tratamento e reinserção socioprofissional.

D. Nuno Brás ficou ciente das dificuldades e obstáculos que as instituições sociais ainda atravessam resultantes da crise económico-financeira. Particularmente, a nível dos constrangimentos financeiros e revogação de medidas do mercado social de emprego, que afectam a prestação de qualidade dos serviços e da reinserção social de pessoas em situação de maior vulnerabilidade, bem como a própria sustentabilidade desta organização social.

A recepção foi concluída com a visita da Capela Nossa Sr.ª do Rosário, Padroeira da freguesia de Monte Redondo onde anualmente é realizada uma celebração religiosa, a carecer financiamento para conclusão de obras de conservação.

 

Doar não custa. Basta uma cruz para consignar 0,5% do seu IRS à Associação Dianova Portugal! Muito obrigado!

 
 

Comissão Política Distrital PSD – Área Oeste visita Associação Dianova Portugal

 

Presidida pelo Deputado Dr. Duarte Pacheco, acompanhado pelo Deputado Dr. Ricardo Baptista Leite, Vereadores do PSD da Câmara Municipal de Torres Vedras e responsáveis da Comissão Política Distrital Oeste efectuaram em Fevereiro uma visitada a Dianova. O objectivo foi conhecer em maior detalhe o trabalho que a Dianova desenvolve em Portugal há mais de 30 anos na área da saúde e social, especificamente a nível da prevenção, tratamento e reintegração socioprofissional das dependências.

Foram debatidas questões relacionadas com gestão da qualidade no tratamento das dependências, constrangimentos nas áreas de saúde e social, medidas públicas e exiguidade de financiamento público, a legalização da cannabis terapêutica para fins medicinais e a cessação da Boa Prática de Prevenção das Nações Unidas #Mocktails na área da prevenção de álcool desenvolvida pela Dianova desde há 9 anos na cidade de Torres Vedras, beneficiando mais de 40.000 jovens e adultos, por constrangimentos diversos.

A Direcção da Associação Dianova apresentou como recomendações para maior eficácia das políticas de saúde e social a revisão das participações dos protocolos SICAD – ARS – Ministério da Saúde; a elaboração de estudo de impacto económico das dependências nos custos de saúde pública; novas medidas de apoio à empregabilidade e inclusão social na área das dependências; medidas de discriminação positiva assente em evidências científicas e de impacto comunitário; e uma cooperação interinstitucional mais eficiente e sinérgica.

 

No Manifesto Corporativo sobre o seu posicionamento face à legalização da cannabis para fins terapêuticos, a Dianova apoia o acesso dos pacientes à cannabis terapêutica e a medicamentos essenciais de alívio da dor, opondo-se à liberalização / regulação de outras substâncias actualmente ilícitas (capítulo Dependências pág. 19-26).

 

Dianova Portugal parceiro do novo projecto transnacional SMAPP 2017-2019

 

Decorreu de 20 a 22 de Fevereiro em Istambul, Turquia, a reunião de kick off e planeamento do projecto transnacional SMAPP “Tackling Social Media Use with Positive Approach” 2017-2019 focalizado nas Dependências Internet.

O projecto é coordenado pela Direcção-Geral de Saúde – Ministério da Saúde da Turquia, em cooperação com a Dianova Portugal (Portugal), a Kairós Cooperativa (Espanha) e Cassandra Solutions – Consorzio SGS (Itália), financiado pelo programa Erasmus+, Comissão Europeia.

O objectivo é criar uma campanha de sensibilização para jovens e adultos, através de vídeos (You Tube) criados a partir de um concurso de social media (Facebook e Instagram) a nível global e dos 4 países em particular.

Para além das reuniões transnacionais, serão realizadas Reuniões de Formação em cada um dos países parceiros (Portugal, Espanha e Itália), realizando-se a primeira em Lisboa de 4 a 8 de Junho sobre o tópico “Social Media and Public Health Communication” organizado pela Dianova. O projecto será concluído em Setembro de 2019.

 
 

Dianova International e Dianova Portugal participam na 61ª Sessão CND - UNODC das Nações Unidas

 

De 12 a 16 de março, Viena – Áustria, a Dianova Portugal e a Dianova International participam na qualidade de organizador, co-patrocinador e orador em 5 Eventos Especiais e Paralelos na 61ª Sessão CNDUNODC.

  • 12/03: Side Event organizado pela San Patrigano "40 years of drugs, drug addiction and recovery: an assessment of the drug situation and its evolution since 1978", como co-patrocinador e orador sobre resultados de tratamento da rede Dianova internacional.

  • 13/03: Special Event organizado pela UNODC “Shedding Ligth on the Science of Therapeutic Communities”, como co-patrocinador.

  • 15/03: Special Event sobre Prevenção organizado pelo Governo da Noruega e UNODC “ “The new Standards, the new materials of the Listen First campaign, the new UNODC programme on families”, como orador sobre os resultados da campanha #ListenFirst implementada pela Dianova em 14 países da Europa, Américas, África and Ásia.

  • 16/06: Side Event organizado pela Dianova International "Human rights and quality standards in drug treatment", co-patrocinadon pelo Ministério da Saúde da Noruega e RIO, e como orador sobre as violações dos direitos humanos relacionados com tratamento de drogas e como as políticas de drogas deverão ultrapassar este problema, reduzir as barreiras de acesso aos serviços de tratamento e melhorar a sua qualidade.

  • 12 a 16/03: Exposição organizada pela Recovered Users Network “Prevenir. Não Promover | Mobilizar Comunidades | Redescobrir a Recuperação”, como co-patrocinador.

A Dianova é membro do Vienna NGO Committee on Drugs, registada na UN DESA e com Estatuto Especial Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (UN ECOSOC).

 
Siga-nos nas Redes Sociais

www.dianova.pt

secretariado@dianova.pt

+351 261 312 300

 

A Dianova agradece a sua atenção e respeita a sua privacidade. Caso pretenda deixar de receber este tipo de comunicação, poderá remover a sua subscrição