NEWSLETTER DIANOVA MAR/ABR 2018

Dianova Portugal… Juntos inspiramos a mudança e contribuímos para a resolução de problemas globais que afectam a sociedade portuguesa, numa perspectiva educativa e inclusiva!

        ;  

Unidade é força…quando existe trabalho de equipa e colaboração,
coisas extraordinárias podem ser alcançadas.
” 
Mattie J.T. Stepanek 

   

Dianova Portugal participa como Oradora na 61ª Sessão CND UNDOC das
Nações Unidas 

 

Como membro do Vienna NGO Committee on Drugs, registada na UN DESA, a Dianova Portugal e a Dianova International participam na qualidade de organizador, co-patrocinador e orador em 5 Eventos Especiais e Paralelos na 61ª Sessão CNDUNODC, de 12 a 16 de Março, Viena – Áustria, tendo a Dianova Portugal sido Oradora num dos Eventos Paralelos.

O evento "40 years of drugs, drug addiction and recovery: an assessment of the drug situation and its evolution since 1978", abordou as mudanças no campo das drogas nos últimos anos, e seu impacto nos usuários de drogas, famílias, comunidades e sociedade em geral. A Dianova Portugal partilhou as suas melhores práticas no tratamento das dependências, adaptando os seus programas e serviços ao longo das últimas duas décadas para responder com maior eficiência e eficácia às necessidades e expectativas dos seus pacientes.

São exemplo dessas práticas inovadoras a implementação pioneira em Portugal na Comunidade Terapêutica Quinta das Lapas do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, certificado desde 2005, resultando em aumento de Satisfação do Cliente (94%) e Recomendação do Serviço (89%) e nas elevadas taxas de retenção a 3 meses (83%) e a 6 meses (68%).

A Dianova participou ainda em diversas sessões ao longo da semana, bem como noutros Side Events e Eventos Especiais nas áreas da Prevenção e Direitos Humanos.

 

AHP e Dianova assinam protocolo de cooperação

 

A Associação Dianova Portugal e a Associação de Hotelaria de Portugal celebraram Protocolo de Cooperação no âmbito do Programa HOSPES. Os Hotéis associados disponibilizarão equipamentos de hotelaria em benefício das unidades de tratamento das dependências e reinserção social da Dianova.

 

Doar não custa. Basta uma cruz para consignar 0,5% do seu IRS à Associação Dianova Portugal! Muito obrigado!

 

Estágio Internacional na Dianova Portugal ao abrigo do Erasmus+

 

De 23 a 27 de abril, a Dra. Pavla Dolezalova, PhD, da República Checa, realizou um estágio internacional na Comunidade Terapêutica Quinta das Lapas Dianova, especializada no tratamento de drogas, álcool e outros comportamentos adictivos.

“Tive a oportunidade de aprender sobre a estrutura, sistema e valores da TC Dianova em Portugal durante a minha visita de estudo. Pude reconhecer e perceber a elevada qualidade garantida pelo atendimento profissional. Recebi inspiração e a possibilidade de reforçar a cooperação a nível da transferência e partilha de boas práticas. Agradeço à Direcção e Equipa Técnica da Dianova pela possibilidade de ter participado activamente no processo de tratamento com os pacientes e à abordagem amigável dos terapeutas com um grande coração. ”, Dr. Pavla Dolezalova, Instituto Nacional de Saúde Mental.

Este estágio resulta da parceria entre a Dianova Portugal e a Ecett que permite receber profissionais da área das dependências de toda a Europa para partilhar as melhores práticas e valorizar a experiência e os conhecimentos dos profissionais internacionais a nível de intervenções, metodologias e resultados. Estes intercâmbios são realizados ao abrigo do programa Erasmus+ para bolsas de mobilidade.

Para os profissionais que desejam aceder a este tipo de experiência com a Dianova Portugal e ECEtt contacte-nos através do e-mail susana.almeida@dianova.pt .

 
   

Da pré-reinserção à reintegração socioprofissional: desafios e oportunidades

 

"Da pré-reinserção à reintegração socioprofissional de dependentes reabilitados: obstáculos e oportunidades." é uma reflexão da autoria da Dr.ª Sandra Cardoso, Directora Técnica de Reinserção da Dianova Portugal, baseada na sua longa experiência profissional desde há mais de 15 anos ao serviço de pessoas em situação de maior vulnerabilidade social.

O seu contributo incide sobre a reintegração social na Dianova, desde a fase de Pré-reinserção durante o programa de tratamento das dependências, oferecendo uma atenção personalizada e adaptada às necessidades de cada pessoa, até ao percurso daqueles que transitam para o Apartamento de Reinserção Social Dianova, localizado na Quinta das Lapas.

Constituindo a Empregabilidade um factor crítico na prevenção de recaída e sucesso da reinserção, e no seguimento da extinção de programas de reintegração social pelo Governo, Sandra Cardoso alerta para a necessidade de novas medidas públicas para esta população.

 

A Dianova e os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável

 

"Uma forma de desenvolvimento que satisfaz as necessidades das gerações actuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras atender às suas necessidades", é a definição de desenvolvimento sustentável apoiada pela Dianova.

 

Em 2015, as Nações Unidas adoptaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa para fortalecer a cooperação entre governos e outras partes interessadas que se esforçam para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir prosperidade para todos. Os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda (SDG) e os seus 169 objectivos específicos tornaram-se símbolos deste projecto ambicioso.

A missão da Dianova e a sua concretização encontram-se eco no contexto da Agenda 2030. Ao implementar várias práticas e iniciativas locais, a Dianova gera um significativo impacto na implementação dos SDG, somando-se aos esforços globais para construir um mundo melhor para todos e incorporando a linguagem da Agenda 2030 no seu trabalho.

Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias constituem os 5P da Agenda 2030 das Nações Unidas dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável. Alinhadas em 4 grandes áreas - Crianças/Jovens e Educação; Saúde / Dependências, Protecção/Apoio e Ajuda Humanitária, Alianças e Cooperação - as acções da Dianova contribuem para as diversas metas dos ODS.

 

www.dianova.pt

secretariado@dianova.pt

+351 261 312 300

 

A Dianova agradece a sua atenção e respeita a sua privacidade. Caso pretenda deixar de receber este tipo de comunicação, poderá remover a sua subscrição