NEWSLETTER DIANOVA MAIO-JUNHO 2018

Dianova Portugal… Juntos inspiramos a mudança e contribuímos para a resolução de problemas globais que afectam a sociedade portuguesa, numa perspectiva educativa e inclusiva!

        ;  

Coming together is a beginning; keeping together is progress; working together is success. 
Henry Ford

1ª Sessão de Formação do projecto Transnacional SMAPP

 

De 4 a 8 de Junho, em Lisboa, a Dianova Portugal foi a anfitriã da primeira sessão de formação dedicada ao tema "Comunicação de Saúde e Social Media" do projecto transnacional SMAPP Project em parceira com a Direcção-Geral de Saúde, Turquia (a coordenadora), Kairos.coop, Espanha, e Cassandra Solutions- Consorzio S.G.S. Servizi Globali Sociosanitari, Itália, financiado ao abrigo do programa Erasmus+. Contou com a partilha de boas práticas na área das dependências Internet por especialistas e investigadores nacionais.

 
 
 
 

Cooperação Internacional com Mundo Académico e Sociedade Civil

 

Entre 4 e 13 de Junho, a Dianova Portugal recebeu na Quinta das Lapas delegações da Austrália, Noruega, França e Estados Unidos da América. Esta nossa política de portas abertas tem por objectivo beneficiar profissionais, investigadores e alunos com conhecimento e experiências práticas nas áreas em que a Dianova intervém.

Sociedade Civil | O intercâmbio de boas práticas nas áreas do tratamento das dependências e da reinserção socioprofissional em que assentam as intervenções Dianova foi o mote para a partilha das metodologias e resultados com os 30 representantes da WHOS (Austrália) e da Fagrådet - Rusfeltets Hovedorganisasjon Federação Norueguesa de Dependências (Noruega).

Mundo Académico | O modelo de descriminalização português, os efeitos da crise económica e financeira a nível social e da saúde, seu impacto na Dianova e como reage para fazer aos desafios e constrangimentos resultantes, e o intercâmbio de boas práticas nas áreas da prevenção e promoção de saúde, tratamento das dependências - de drogas e uso problemático da internet - e reintegração social foram o enfoque das visitas de 32 professores e estudantes universitários provenientes da ESTS - Ecole Européenne Supérieure en Travail Social, Saint-Omer (França) e da Liberty University - Departamento de Psicologia (EUA).

 

 
 

Dianova Portugal integra reportagem documentário para o Canadá

 

A Comunidade Terapêutica Quinta das Lapas e o Apartamento de Reinserção Social foram as unidades de tratamento e reinserção socioprofissional escolhidos para participar no documentário sobre a situação de drogas em Portugal e que será estreado em Setembro próximo no Canadá na Recovery Capital Conference of Canada e emitido posteriormente pelo Postmedia Network Group um dos maiores grupos de media do Canadá.

Oportunamente divulgaremos o documentário. Clique aqui para visualizar o Making Of.

 

 
 

A Dianova e os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável

 

"Uma forma de desenvolvimento que satisfaz as necessidades das gerações actuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras atender às suas necessidades", é a definição de desenvolvimento sustentável apoiada pela Dianova.

O reforço da prevenção e do tratamento de pessoas com comportamentos adictivos é uma estratégia essencial para a redução da procura como meta 3.5 do Objectivo 3, na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. As campanhas de sensibilização e prevenção Dianova como a #QUITSTIGMANOW lançada a 26 de Junho Dia Internacional da Luta Contra a droga e Tráfico Ilícito e os nossos programas de tratamento das dependências são o nosso contributo para o alcance deste Objectivo.

 

Dianova International celebra 20 Anos Aprendizagem & Trabalho em Rede em Portugal

 

De 27 e 30 de junho, celebrou-se o 20º aniversário da Rede Internacional Dianova, 20 anos de parcerias e networking, 20 anos de compromisso para apoiar os mais vulneráveis, 20 anos de trabalho e dedicação para gerar mudanças essenciais nas nossas sociedades #dianovanetworking20.

Durante a Assembleia Geral realizada a 28 de junho no CIUL, Lisboa, sob o patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa, foram integrados 4 novos membros associados: GRADH, Togo (África); Karim Khan Afridi Welfare Foundation, Paquistão (Ásia); Kothowain Vulnerable People's Development Organization, Bangladesh (Ásia) e Izmir Saglik Turizmi Dernergi, Turquia (Eurásia). A Rede internacional conta agora com 26 membros presentes em 19 países.

A 29 de Junho, contando com mais de 80 delegados, realiza-se o Simpósio “Aprendizagem em Rede – Tendências e Desafios das ONG no Século XXI”, contando com uma diversidade de especialistas internacionais e nacionais. A abertura do simpósio foi efectuada pelo Dr. João Goulão, Director-Geral do SICAD – Ministério da saúde. Clique para ver o Álbum Fotos.

Por último, a 30 de Junho realizou-se o “Open Day” com visita à sede da Dianova Portugal em Monte Redondo, Torres Vedras, e às unidades de tratamento das dependências e inclusão social: Comunidade Terapêutica Quinta das Lapas e Apartamento de Reinserção Social. Clique para ver o Álbum de Fotos.

 

www.dianova.pt

secretariado@dianova.pt

+351 261 312 300

 

A Dianova agradece a sua atenção e respeita a sua privacidade. Caso pretenda deixar de receber este tipo de comunicação, poderá remover a sua subscrição