Blog

17 Jan / ONU lança iniciativa UN75 Diálogo Global

As Nações Unidas lançam a iniciativa Diálogos #UN75 

A iniciativa UN75 Diálogo Global insere-se na comemoração do 75º aniversário da ONU em 2020. Nomeadamente, a maior conversa global de todos os tempos sobre o papel da cooperação global na construção do futuro que queremos.

“Nenhum país, nenhuma comunidade é capaz de resolver os problemas complexos do nosso mundo sozinho. Precisamos nos unir, não apenas para conversar, mas para ouvir.”

O dia 1 de Janeiro de 2020 assistiu ao lançamento da iniciativa UN75. Esta é, especificamente, a maior e mais abrangente conversa sobre o papel da cooperação global na construção de um futuro melhor para todos. A iniciativa das Nações Unidas irá desencadear diálogos ao longo de 2020 sobre uma diversidade de contextos em todo o mundo.

Através de uma “verificação da realidade global”, quatro fluxos de dados inovadores irão dar origem ao primeiro repositório. Mais concretamente, de soluções de âmbito colectivo para os principais desafios globais.

 

#ShapingOurFuture

 

Qualquer pessoa pode participar nos diálogos da UN75 e no ‘Inquérito-de-um-minuto’. Estes baseiam-se, por um lado, em inquéritos de opinião em 50 países, e por outro, na análise de sentimentos de inteligência artificial a nível dos media tradicionais e sociais em 70 países. Como resultado, a criação de dados relevantes acerca das políticas e debates nacionais e internacionais.

Exortando à participação na iniciativa, o Secretário-Geral António Guterres afirmou: “Nenhum país, nenhuma comunidade, é capaz de resolver os problemas complexos do nosso mundo de forma isolada. Precisamos unir-nos, não apenas para conversar, mas para ouvir. É absolutamente essencial que todos participem nesta conversa. Precisamos da sua opinião, das suas estratégias e das suas ideias para que possamos oferecer o melhor a todas as pessoas do mundo que servimos.”

 

Uma escuta activa a nível mundial

Com o objectivo de envolver os círculos eleitorais por todo o mundo, sectores e gerações, a equipa da UN75 está a colaborar com uma ampla rede multissectorial. Esta inclui também os Coordenadores Residentes da ONU, para um alcance diversificado e global e para os diálogos a ter lugar em todos os países do mundo.

Este é, inegavelmente, um exercício de escuta global, com ênfase nos jovens e grupos ainda não totalmente envolvidos com a ONU. Nesse sentido, a iniciativa UN75 procura entender melhor as expectativas à volta da cooperação internacional à luz dos desafios globais prementes.

As visões e ideias geradas serão apresentadas, pelo Secretário-Geral, aos líderes mundiais e altos funcionários da ONU. Especificamente, a 21 de Setembro de 2020, num evento de alto nível para marcar o 75º aniversário.

 

Para participar nesta conversa global consulte o site: www.un.org/UN75

 

Para mais informações, contacte Lisa Laskaridis através do e-mail lisa.laskaridis@un.org

#ShapingOurFuture #UN75