08 Out / 2 Open Day CLASTV na Dianova

CLASTV Promoção da Saúde Mental na Dianova
A Rede Social de Torres Vedras realizou a 25 de Setembro a 2.ª edição do Open Day sob o tema da promoção da Saúde Mental. Com efeito, 37 representantes de 24 entidades da mesma, efectuaram uma visita institucional à Dianova Portugal, membro do CLASTV desde 2005.
A Rede Social de Torres Vedras decorre de um programa nacional criado em 1997, estando o Conselho Local de Acção Social de Torres Vedras – CLASTV em funcionamento desde 2003. Nesse sentido, esta plataforma articula e congrega esforços entre agentes sociais, nomeadamente, instituições, técnicos e decisores. Visa, portanto, combater a pobreza e a exclusão social e promover o desenvolvimento social no concelho de Torres Vedras.
Actualmente, o CLASTV é constituído por cerca de 90 entidades, primordialmente públicas e privadas, IPSS’s e juntas de freguesia que formalmente aderiram à Rede Social de Torres Vedras.
Presidido pela Câmara Municipal, o CLASTV integra as entidades identificadas no regulamento interno e funciona em plenário. Tem, por conseguinte, como principais competências:
> por um lado, promover a realização participada do diagnóstico social e de saúde concelhio e respectivos planos de acção anuais.
> bem como fomentar a articulação entre os organismos públicos e entidades privadas, visando uma actuação concertada na prevenção e resolução dos problemas sociais.
Visita à Dianova
A visita à Dianova nesta 2.ª edição do Open Day, contou com a presença da Senhora Vereadora do Desenvolvimento Social, Cultura e Turismo Dr.ª Ana Umbelino. Teve a seguinte agenda:
> 10h00: Recepção dos Participantes no Solar da Quinta das Lapas. O Solar está classificado como monumento de interesse público e património histórico e arquitectónico no concelho de Torres Vedras.
> 10h15: partilha de boas práticas das áreas de intervenção da Dianova. Nomeadamente, saúde – tratamento das dependências , educação e promoção de saúde, formação e inclusão social.
> 11h30: Conversa entre os participantes e o/as técnico/as da Dianova. Nesse interim, houve esclarecimento de dúvidas sobre a instituição e respectivos procedimentos e projectos, bem como partilha de experiências.
> 12h00: Visita guiada à Comunidade Terapêutica Quinta das Lapas e Apartamento de Reinserção Social.
> 13h00: Almoço na Comunidade Terapêutica Quinta das Lapas.
Em 2018 um total de 92.218 pessoas beneficiaram directa e indirectamente da diversidade de programas, projectos e campanhas de interesse público da Dianova.
O balanço desta 2ª Edição do Open Day CLASTV e visita à Dianova foi bastante positivo, como manifestado pelos Participantes!
Sobre a Dianova Portugal: o nosso objectivo é oferecer tratamento da dependência de drogas e do alcoolismo baseado em evidências científicas e com certificação em gestão da qualidade ISO 9001.