loading icon

08 Out / 2 Open Day CLASTV na Dianova

CLASTV Promoção da Saúde Mental na Dianova

A Rede Social de Torres Vedras realizou a 25 de Setembro a 2.ª edição do Open Day sob o tema da promoção da Saúde Mental. Em suma, 37 representantes de 24 entidades da mesma, efectuaram uma visita institucional à Dianova Portugal, membro do CLASTV desde 2005.

A Rede Social de Torres Vedras decorre de um programa nacional criado em 1997, estando o Conselho Local de Ação Social de Torres Vedras – CLASTV em funcionamento desde 2003. Assim, esta plataforma articula e congrega esforços entre agentes sociais, nomeadamente, instituições, técnicos e decisores. Nesse sentido, visa a combater a pobreza e a exclusão social e a promover o desenvolvimento social no concelho de Torres Vedras.

Actualmente, o CLASTV é constituído por cerca de 90 entidades públicas e privadas, IPSS’s e juntas de freguesia que formalmente aderiram à Rede Social de Torres Vedras.

O CLASTV integra as entidades identificadas no regulamento interno e funciona em plenário, sendo presidido pela Câmara Municipal. Tem como principais competências:

>  por um lado, promover a realização participada do diagnóstico social e de saúde concelhio e respectivos planos de acção anuais.

> e por outro fomentar a articulação entre os organismos públicos e entidades privadas, visando uma actuação concertada na prevenção e resolução dos problemas sociais.

 

Visita à Dianova

 

A visita à Dianova nesta 2.ª edição do Open Day, contou com a presença da Senhora Vereadora do Desenvolvimento Social, Cultura e Turismo Dr.ª Ana Umbelino, e teve a seguinte agenda:

>  10h00: Recepção dos Participantes no Solar da Quinta das Lapas, classificado como monumento de interesse público e património histórico e arquitectónico no concelho de Torres Vedras.

>  10h15: partilha de boas práticas das áreas de intervenção da Dianova na saúde – tratamento das dependências , educação e promoção de saúde, formação e inclusão social.

> 11h30: Conversa entre os participantes e o/as técnico/as da Dianova, para esclarecimento de dúvidas sobre a instituição e respectivos procedimentos e projectos e partilha de experiências.

> 12h00: Visita guiada à Comunidade Terapêutica Quinta das Lapas e Apartamento de Reinserção Social.

> 13h00: Almoço na Comunidade Terapêutica Quinta das Lapas.

 

 

Como resultado, em 2018 um total de 92.218 pessoas beneficiaram directa e indirectamente da diversidade de programas, projectos e campanhas de interesse público Dianova.

 

O balanço desta 2ª Edição do Open Day CLASTV e visita à Dianova foi bastante positivo, como manifestado pelos Participantes!