Prevenção de drogas: Dianova Portugal e rede Dianova associam-se à campanha das Nações Unidas “Listen First” - Prevenção da Toxicodependência

loading icon

21 Jun / Prevenção de drogas: Dianova Portugal e rede Dianova associam-se à campanha das Nações Unidas “Listen First”

toxicodependência

“A prevenção da toxicodependência é um elemento essencial dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável. Todavia, e apesar das melhores intenções, os esforços nesta área têm consistido em iniciativas isoladas para ajudar os jovens e o público em geral a tomar consciência dos perigos relacionados com as drogas.”

Yury Fedotov,

Director Executivo do Gabinete das Nações Unidas contra a Drogas e o Crime (UNODC)

 

Torres Vedras, 21 de Junho 2017: Por ocasião do Dia Internacional Contra o Abuso de Drogas e Tráfico Ilícito a 26 de Junho, a Dianova Portugal e a rede Internacional Dianova associam-se à campanha mundial das Nações Unidas Escute Primeiro – Listen First”.

A campanha visa promover iniciativas de prevenção da toxicodependência baseadas em evidências científicas, colocando a tónica num conceito simples. Há uma pequena coisa que todos sabemos fazer, mas que por falta de tempo nem sempre o fazemos: Escutar!

A Campanha foi lançada inicialmente em Abril de 2016 durante a Sessão Especial da Assembleia das Nações Unidas UNGASS em Nova Iorque. “Listen First – Escute Primeiro” continuará a decorrer este ano em parceria com a UNODC, a Organização Mundial de Saúde, a Missão Interministerial Francesa contra as Drogas e Comportamentos Aditivos e o Ministério da Saúde e Assuntos Sociais da Suécia.

A prevenção é um investimento eficaz para o bem-estar das crianças, jovens, famílias e comunidades inteiras. Estudos científicos demonstram que podemos poupar 30 vezes a quantidade investida na prevenção de drogas em futuros custos sociais e de saúde, .

 

Prevenção da Toxicodependência em 4 continentes

Através da campanha “Escute Primeiro – Listen First”, a Dianova pretende este ano proporcionar informação e recursos aos Responsáveis pela formulação de políticas e de tomada de decisão, professores, técnicos de saúde, profissionais de prevenção e pais. Sobretudo nos países em que intervém: Canadá; Chile; Eslovénia; EUA; Índia; Itália; Nicarágua; Paquistão; Portugal; Quénia; Suécia e Uruguai.

Convidamos o público a seguir uma série de recomendações em matéria de prevenção. Impulsionamos a partilha de mensagens a terceiros através dos seus canais. Entre 21 e 26 de Junho, envolva-se nas chamadas de atenção como:

– “Escute Primeiro | Faça os seus Filhos Felizes”

– “Escute Primeiro | Torne os seus Alunos Resilientes”.

Comunicação de Causas e de Interesse Público

Há mais de quinze anos que a Dianova Portugal e a rede Internacional Dianova implementam ou associam-se a iniciativas de promoção de saúde e de prevenção da toxicodependência para aumentar a percepção social sobre os comportamentos aditivos:

  1. incluindo o abuso de drogas legais ou ilegais (Mocktails” 2009-2017 ou REAGE” 2014)
  2. dependências sem substância como a dependência de internet (#naotedeixespossuir” 2016).

Sobre a Dianova Portugal

A Dianova Portugal – Intervenção em Toxicodependências e Desenvolvimento Social é publicamente reconhecida como uma Instituição Particular de Solidariedade Social, Associação de Utilidade Pública e ONGD. Tem sede na Quinta das Lapas, Monte Redondo Torres Vedras.

Entidade formadora Certificada DGERT (MTSS) e CCPFC (Ministério da Educação) e especificamente a sua Comunidade Terapêutica com a ISO 9001 (Gestão da Qualidade).

Tem por missão desenvolver acções e programas que contribuam activamente para a autonomia pessoal e o progresso social, alicerçada nos valores de Solidariedade • Compromisso • Tolerância • Internacionalidade. A nossa visão fundamenta-se na convicção de que, com a ajuda adequada, cada pessoa pode encontrar em si mesma os recursos para alcançar o seu desenvolvimento pessoal e integração social.

Fruto do nosso desenvolvimento organizacional e cooperação, entre 2007-2016 beneficiaram dos nossos Programas e Serviços 70.925 Pessoas (crianças, jovens, adultos e idosos).

Siga-nos em Facebook | Twitter | Linkedin