Projecto de Capacitação Dianova POISE Aprovado

loading icon

21 Nov / Projecto de Capacitação Dianova POISE Aprovado

A Dianova PortugalEntidade Formadora Certificada pela DGERT, viu aprovado mais um projecto de Capacitação. Este permitirá ampliar o seu impacto social através do desenvolvimento de percursos formativos qualificantes em áreas identificadas como as mais necessárias ao mercado de trabalho na região Oeste. Nomeadamente, Gestão e Administração, Trabalho Social e Orientação e Secretariado e Trabalho Administrativo.

 

O Projecto, co-financiado pelo Fundo Social Europeu/ Portugal 2020 – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), visa qualificar 1003 Participantes em 15 meses. Contribuirá para a meta traçada pelo POISE. Alcançar 258.065 formandos/as pertencentes a grupos desfavorecidos (incluindo Desempregados de Longa Duração – DLD e Não DLD com baixas qualificações) que frequentarão acções de formação modular certificada. Estas permitirão dotar os beneficiários/as de competências sociais e profissionais que estimulem a reinserção no mercado de trabalho.

Desta forma, a Dianova reforça também o seu contributo para a concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável:

Um dos indicadores de pobreza é a baixa escolaridade das populações que não lhes permite ter acesso a um emprego digno. Este projecto é um compromisso assumido no apoio à empregabilidade dos seus Beneficiários/as. Permite a capitalização de unidades de formação que atribuem créditos e conferem aprendizagens para validar competências em processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). E possibilitando a eventual certificação num novo ciclo de ensino.

Os percursos qualificantes deste Projecto possibilitam o aumento da escolaridade por via de processos de RVCC. Permitem o acesso a formação de qualidade a pessoas em situação de maior vulnerabilidade social, como é o caso de Desempregados/as de Longa Duração e Beneficiários de Rendimento Social de Inserção. Bem como indivíduos que estão afastados do mercado de trabalho devido às baixas ou inadequadas qualificações.

Este projecto tem uma efectiva preocupação e compromisso para com a Igualdade de Género e Igualdade de Oportunidades. Todos os módulos de formação incluem 1 hora de abordagem a esta temática. Nestes debater-se-ão direitos, partilhar-se-ão histórias e fomentar-se-á a plena Igualdade, empoderando as mulheres.

Outra característica do projecto é o facto de estarem reservadas 50% das vagas em cada percurso formativo para o género sub-representado em cada área de formação. Exemplo disso é termos conseguido desmistificar que só as mulheres trabalham na área da Geriatria, tendo já 5 homens inscritos no percurso qualificante do Curso de Assistente de Apoio Familiar e à Comunidade.

Por outro lado, assistimos a 12 inscrições de mulheres num percurso qualificante que era marcadamente masculino (Técnico/a Administrativo/a). Todos os materiais formativos terão uma linguagem inclusiva, ao nível da escrita e da imagem gráfica.

 

A Dianova convida todas as entidades parceiras a fazer parte deste projecto, através da participação activa num grupo de trabalho no Facebook, num endereço a disponibilizar brevemente.

Para mais informações, contacte por favor o Centro de Formação Dianova através do email susana.almeida@dianova.pt ou TM 911 510 098