Blog

07 Out / Promoção do bem-estar das Equipas de Tratamento das Dependências no contexto da COVID reconhecida pelo Grupo Pompidou

Programa de promoção de bem-estar e saúde psicológica e emocional das equipas de profissionais de tratamento das dependências na conjuntura da COVID

 

No contexto da pandemia da COVID-19, a Dianova Chile desenvolveu um novo programa de bem-estar e saúde para equipas de profissionais de tratamento das dependências, uma boa prática reconhecida pelo Grupo Pompidou.

 

Com a pandemia da COVID-19, surgiu uma diversidade de práticas de teletrabalho entre as equipas de profissionais de tratamento das dependências, o que trouxe desafios óbvios. Estes profissionais lidam principalmente com pessoas cujo perfil é complexo, e, em muitos casos, os próprios profissionais podem igualmente encontrar-se em situações sociais de risco. No entanto, devem esforçar-se por estabelecer laços de suporte com os utentes que se encontram em tratamento, o que implica um compromisso intenso.

 

Ajudar adequadamente as pessoas no tratamento da dependência de drogas ou álcool pode resultar em esgotamento físico, psicológico e emocional. Criar esses laços requer destes profissionais:

> por um lado, qualidades mentais e de carácter específicas,

> além disso, capacidade de auto-ajuda que lhes permita desenvolver uma relação de empatia com os utentes,

> e, ainda, poderem ter um acompanhamento adequado.

Todas estas habilidades são essenciais para a prestação de serviços de qualidade.

 

Programa de promoção de bem-estar e saúde para equipas de profissionais de tratamento das dependências

 

Para a Dianova Chile, é fundamental implementar estratégias de aconselhamento e bem-estar para manter a saúde psicológica e emocional das equipas de profissionais que trabalham no tratamento das dependências.

 

Nesse sentido, a Dianova Chile decidiu implementar o programa “Team Self-Care” para os 25 profissionais que trabalham nos seus dois centros – Curicó e Romeral.

 

Participam também 1 engenheiro bem como 8 psicólogos, dos quais 6 integram a equipa de voluntários. O programa oferece sessões de aconselhamento individual aos profissionais mais afectados pela situação desta pandemia.

 

Implementação do programa de bem-estar e saúde “Team Self-care”

 

Para a concepção deste programa, foram identificadas duas linhas de acção. A primeira é individual e tem como objectivo trabalhar conceitos relacionados com autoconhecimento, focalizados na gestão de stress e ansiedade. O formato é de cinco sessões individuais de 1h cada por semana.

 

A segunda linha está relacionada com trabalho em grupo e envolve as práticas profissionais no actual contexto da pandemia. Por um lado, partilhando a compreensão e a percepção que os profissionais têm da situação actual e riscos inter-relacionados, e, por outro lado, garantindo a continuidade do trabalho desenvolvido.

 

Foi desenhada uma metodologia com base num total de 10 sessões online através da plataforma Zoom, com cinco sessões para cada equipa de cada centro. Após este período, e dependendo da evolução das condições sanitárias, serão realizadas três sessões presenciais, com ambos os grupos. No total, serão treze sessões até ao final do programa.

 

O programa será executado até Novembro de 2020, altura em que será feita uma avaliação formal dos resultados. Até essa data, a iniciativa será coordenada, monitorizada e avaliada de forma contínua em estreita colaboração com os departamentos de Recursos Humanos e de Qualidade dos Serviços.

 

Boa prática reconhecida pelo Grupo Pompidou do Conselho da Europa

 

Esta boa prática foi publicada no portal “Salve vidas, proteja pessoas” do Grupo Pompidou. O Grupo Pompidou é a plataforma de cooperação em matéria de política de drogas do Conselho da Europa, a principal organização de direitos humanos que inclui 47 Estados-Membros, 27 dos quais são membros da União Europeia. O Grupo Pompidou oferece um fórum de debate aberto, intercâmbio de boas práticas, formação e promoção de práticas inovadoras baseadas em evidências.

 

A plataforma “Salve vidas, proteja pessoas” foi criada pelo CoE no contexto da pandemia da COVID-19. Tem como objectivo prevenir danos junto das pessoas que consomem drogas e daquelas em seu redor. O portal ajuda a partilhar boas práticas nas áreas do tratamento e prevenção das dependências, especificamente para garantir os direitos das pessoas e a qualidade dos serviços neste actual contexto. Inclui boas práticas publicadas em inglês, espanhol, italiano, francês, russo e alemão.

 

Os serviços de tratamento das dependências são serviços essenciais e é crucial dar às suas equipas de profissionais o apoio necessário

 

Gostaríamos de parabenizar a Dianova Chile pelo seu programa inovador. Encorajamos todas as organizações que trabalham nesta área a enfrentar os desafios colocados pela pandemia e implementar medidas de adaptação às mudanças. E, em simultâneo, garantir a saúde e qualidade de vida dos seus profissionais e utentes.

 

Quando tudo está parado, alguns de nós temos de continuar”: os serviços de tratamento das dependências são essenciais – campanha Dianova

 

As perturbações pela utilização de substâncias psicoactivas e dependências são um problema de saúde pública. Assim, é fundamental cuidar do bem-estar e saúde psicológica e emocional dos profissionais de tratamento das dependências para que possam continuar a disponibilizar serviços de qualidade, mesmo em tempos conturbados.

 

Em resumo, esperamos que, através de iniciativas como a da Dianova Chile, os profissionais da área das dependências tenham um melhor apoio para que possam continuar a disponibilizar os seus valiosos serviços.

 

Cortesia da Dianova International

By Dianova in Noticias