Prevenção alccoolismo - Mocktails - Dianova

loading icon

01 Jun / Avaliação de Resultados: 8ª edição dos “Mocktails”

 

A 8ª EDIÇÃO DOS “MOCKTAILS” 2016 AGITOU TORRES VEDRAS ENTRE 16 a 21 DE MAIO ENVOLVENDO 40 PARCEIROS E IMPACTANDO 3.686 JOVENS E ADULTOS

A 8ª edição dos “Mocktails” decorreu entre 16 e 21 de Maio na cidade de Torres Vedras. Os técnicos de prevenção da Dianova sensibilizaram e promoveram o consumo responsável de álcool através de sessões junto dos jovens nas escolas do concelho.

Esta acção foi concluída em meio comunitário durante a noite de sábado. 22 Embaixadores de Saúde convidaram a comunidade a aderir a uma noite divertida sem álcool nos estabelecimentos de lazer parceiros.

“Mocktails” contou novamente com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, das escolas, de patrocinadores, espaços de lazer, media, Protecção Civil, PSP e GNR numa acção de prevenção e operações de fiscalização. No início da noite de sábado, junto à Igreja de São Pedro, os torrienses puderam realizar um teste de alcoolémia para energizar a sua noite.

Posteriormente realizaram-se duas operações de fiscalização em que 60 condutores foram premiados pela taxa 0,0% de alcoolémia com bilhetes para um espectáculo no Teatro-Cine de Torres Vedras.

Impactando 3.686 Jovens e Adultos, concluiu-se assim mais uma bem sucedida edição desta iniciativa realizada anualmente desde 2009, só conseguida graças à cooperação de 40 Parceiros.

Em 2016 estiveram envolvidos nos “Mocktails” 8 escolas, 16 restaurantes, bares e discotecas, 10 patrocinadores, 4 parceiros institucionais e 2 parceiros media. Contribuíram ainda para o sucesso desta edição 22 voluntários, 2 elementos da Protecção Civil, 4 agentes da PSP e 16 militares da GNR.

Boa Prática de Prevenção das Nações Unidas

A acção “Mocktails: uma noite divertida sem álcool” é uma iniciativa distinguida desde 2012 como Best Practice nas Nações Unidas na área da Prevenção e Promoção de Saúde. 

Visa alertar e consciencializar jovens adultos para o consumo responsável de álcool e consequências do consumo abusivo, sobretudo no que diz respeito à sinistralidade rodoviária.

Entre 2009 e 2016 os Mocktails envolveram um total de 272 parceiros, impactando 34.659 jovens e jovens-adultos.

Visite a Galeria de Fotos #mocktails2016 

Parceria de Cooperação Estratégica Comunidade Que Cuida

Organização: Dianova Portugal e Câmara Municipal de Torres Vedras;

Parceiros Institucionais: Protecção Civil de Torres Vedras; PSP; GNR; SICAD;

Parceiros Media: Rádio Clube da Lourinhã; Torres Vedras Web;

Parceiros Escolas: Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias; Escola Internacional de Torres Vedras; Escola Secundária com 3.º Ciclo de Madeira Torres; Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal; CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica; Externato de Penafirme; Escola de Serviços e Comércio do Oeste; Instituto Superior Politécnico do Oeste;

Parceiros Estabelecimentos de Lazer: Midi; Saborear; Páteo do Faustino; Mezza; Elegance; Porta3A; Celeiro; Hora H; Mau Maria; Villa Café; Boca Roxa; Cerâmica; Núcleo Sportinguista; Taberna 22; Orquídea Branca; Casa Boémia;

Parceiros Patrocinadores: Red Bull; Refrige; Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja; Orangina; Schweppes;


Sobre a Dianova Portugal

A Dianova Portugal – Intervenção em Toxicodependências e Desenvolvimento Social é publicamente reconhecida como uma Instituição Particular de Solidariedade Social, Associação de Utilidade Pública e ONGD. Tem sede na Quinta das Lapas, Monte Redondo Torres Vedras.

Entidade formadora acreditada CCPFC (Ministério da Educação), certificada com a marca EFR Economia Social (Igualdade e Conciliação) e especificamente a sua Comunidade Terapêutica com a ISO 9001 (Gestão da Qualidade).

Tem por missão desenvolver acções e programas que contribuam activamente para a autonomia pessoal e o progresso social, alicerçada nos valores de Solidariedade • Compromisso • Tolerância • Internacionalidade. A nossa visão fundamenta-se na convicção de que, com a ajuda adequada, cada pessoa pode encontrar em si mesma os recursos para alcançar o seu desenvolvimento pessoal e integração social. 

Disponibilizamos Programas e Serviços e os seguintes Recursos: Comunidade Terapêutica; Viveiros Floricultura; Apoio Psicossocial; Apartamento de Reinserção Social; Centro de Formação.

Fruto do nosso desenvolvimento organizacional e cooperação, entre 2007-2015 beneficiaram dos nossos Programas e Serviços 63.478 Pessoas (crianças, jovens, adultos e idosos).

Siga-nos em Facebook | Twitter | Linkedin