Apartamento Reinserção Social

loading icon
title

Apartamento Reinserção Social Reintegração Sócioprofissional

Para potenciar o sucesso de um tratamento das dependências prévio, o trabalho posterior de promoção de mudança positiva implica uma assistência aos mais desfavorecidos, garantindo as condições para a sua subsistência e incremento de bem-estar.

A reinserção social assenta, assim, nos princípios de Dignidade Humana, Justiça Social, Autodeterminação, Autonomia, Participação e Cidadania Social. A gestão do problema social que é a dependência alicerça-se na redução e prevenção dos riscos sociais, intervindo nos contextos de emergência ou persistência.

O apoio social à população toxicodependente bem como o apoio à sua reinserção social, como referido no Despacho conjunto n.36/99, constituem elementos fundamentais na política de intervenção das dependências. Particularmente junto das pessoas mais carenciadas e sujeitas a vulnerabilidades de exclusão social.

Entre as medidas de intervenção neste domínio, o Apartamento de Reinserção Social materializa-se num alojamento temporário para pessoas toxicodependentes que, ao saírem de unidades de tratamento, da prisão, de centros tutelares ou de outros estabelecimentos da área da justiça, tenham dificuldade em voltar para as suas famílias ou comunidades, para a escola ou para a sua profissão. O objectivo último é contribuir para a prevenção da marginalização social, desintegração familiar ou profissional, delinquência, criminalidade e redução de riscos de saúde.

Neste âmbito, a Dianova disponibiliza o Apartamento Reinserção Social, uma unidade residencial licenciada com Acordo de Cooperação com o Instituto da Segurança Social, I.S.S., I.P.. Localiza-se na Quinta das Lapas, em Monte Redondo – Torres Vedras. Funciona como medida de apoio à inserção social, permitindo uma intervenção global na reorganização do plano socioprofissional.

Principais objectivos:

> Proporcionar alojamento temporário.

> Satisfazer as necessidades básicas.

> Promover a reinserção social, familiar, escolar e profissional.

> Promover a autonomia.

Faça uma visita à Dianova

Destinatários

> Destina-se a pessoas que tenham concluído tratamento em unidade credenciada. Promove-se assim a igualdade de oportunidades de emprego e de inclusão social.

Características

> Capacidade: 6 vagas

> Recursos internos:

> Dois Quartos duplos e 2 individuais

> Sala de Estar

> Dois WC

> Refeitório

> Lavandaria

> Biblioteca

> Espaços verdes e Jardins

> Escritório de Apoio Técnico.