Sinais comuns e Sintomas das Dependências
Sabemos que cada pessoa e situação é diferente. Se sentir ou suspeitar de que um seu familiar ou amigo encontra-se dependente, procure ajuda profissional. Por exemplo, eis alguns dos sintomas mais comuns:
- Primeiramente, mudanças súbitas de aparência: perda ou aumento de peso, pupilas dilatadas.
- Por outro lado, tremores, convulsões, descoordenação, falhas de memória.
- Além disso, paranóia ou confusão inexplicável.
- Não apenas necessidades inexplicáveis de dinheiro, como também faltas ou diminuição de rendimento escolar ou laboral.
- Quer maiores exigências de privacidade ou atitudes defensivas, quer problemas legais ou envolvimento em actividade criminal.
- Em suma, mudança de personalidade: humor e atitude reflectindo maior irritabilidade ou raiva.
Os Programas de Tratamento das Dependências Dianova
O tratamento das dependências oferecido pela Dianova realiza-se em regime residencial. Apoia-se num modelo cognitivo-comportamental orientado à abstinência e com eficácia demonstrada. Notavelmente, em 2019 a nossa taxa de retenção a 3 meses foi de 73,5%. Significa que 73,5% dos pacientes manteve-se em tratamento nesse período crítico, revelando-se como um indicador científico predictivo de sucesso.
Adicionalmente, os serviços prestados cumprem os requisitos e os objectivos que garantem a satisfação e a adequada evolução de cada pessoa. Consequentemente, em 2019 registámos uma taxas de 97,9% Satisfação de Cliente e de 93,8% Recomendação de Serviços.
Dar o primeiro passo para aderir a um processo de tratamento pode ser bastante difícil. Em resumo, uma família ou um empregador determinado podem fazer a diferença. Como? Contribuindo para reforçar a motivação para o/a dependente dar este passo.
É neste contexto que a Dianova integra na sua intervenção critérios metodológicos. O objectivo é que favoreçam práticas dinâmicas e potenciadoras das capacidades dos Utentes. Qual o objectivo do programa educativo e terapêutico? Por um lado, dotar o Utente de competências pessoais e sociais. E por outro, que estas lhe permitam um desenvolvimento harmonioso e uma maior autonomia pessoal.
À medida que o processo terapêutico progride, esbatem-se as resistências ao processo de mudança. Desta forma, facilita-se a ressocialização e adopção de estilos de vida saudáveis.
Tratamento de Drogas, Álcool e Internet
Os programas de tratamento individualizado da dependência de drogas e alcoolismo , em regime residencial, são realizados na Comunidade Terapêutica Quinta das Lapas. A 40kms de Lisboa, num ambiente inspirador, a Quinta oferece a tranquilidade e privacidade necessárias a uma recuperação bem sucedida.
Esta unidade encontra-se não só licenciada e protocolada pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências SICAD, Ministério da Saúde. Está também registada na Entidade Reguladora de Saúde ERS.
Para as dependências sem substância, a Dianova disponibiliza um programa de tratamento intensivo para o uso problemático da internet. Por exemplo: apostas online – gambling, jogos online, videojogos – gaming, cyberbullying, cybersex, redes sociais. Esta intervenção psicoterapêutica destina-se tanto a jovens como a adultos.
Com mais de 30 anos de experiência atendeu mais de 5.000 pessoas. A Associação Dianova Portugal é assim reconhecida por especialistas, autoridades e comunidade científica. Resumindo, com a convicção de que o Tratamento Resulta!
E que evidências demonstram esta convicção?

Muito importante referir em que assentaram em 2019 os resultados alcançados acima demonstrados. Por um lado, a nível da nossa intervenção, e por outro na melhoria da eficiência e adequação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015. Salientam-se por exemplo: a melhoria da gestão dos recursos, o compromisso e a motivação da Equipa.
Por outro lado, os Indicadores de Qualidade reflectem a percepção positiva por parte dos Beneficiários. Como? Ao verem as suas necessidades e expectativas cumpridas.
Por último, estes indicadores consubstanciam o incremento da credibilidade dos serviços por parte das Famílias. E ainda da confiança e reputação pelas Entidades Públicas.
Abordagem Clínica para o Tratamento das Dependências
Na Dianova acreditamos que as pessoas podem encontrar em si mesmas os recursos e capacidades para superar a sua dependência. Para tal, proporcionamos-lhes os meios adequados.
É muito importante referir que existem numerosos modelos terapêuticos. Cada um destes modelos tem pontos fortes e pontos fracos. Isto deve-se à natureza complexa e variada da problemática das dependências. Todavia, hoje em dia, todos reconhecem a necessidade de abordagens profissionais diversificadas. Sobretudo baseadas em evidências científicas, multidisciplinares, complementares ou não. E que, em suma, ofereçam uma atenção global ao dependente que requer tratamento.
Para a Dianova, a autonomia é o fim de um processo. Através da intervenção terapêutica, permite ao individuo recuperar a sua autoestima e adquirir o sentido da responsabilidade. E, finalmente, retomar hábitos saudáveis que resultarão na sua plena reintegração social.
Metodologia, Técnicas e Estratégias de Tratamento
As orientações metodológicas do tratamento baseiam-se:
> não só num modelo multidimensional de potenciação de factores cognitivos, comportamentais, de personalidade e de socialização.
> mas também numa abordagem terapêutica e educativa orientada ao favorecimento de conhecimentos, atitudes, valores e habilidades. A qual ajude o individuo a ser autónomo e a promover uma ocupação diversificada, saudável e responsável do seu tempo livre.
O nosso tratamento segue um modelo multidisciplinar que combina diversas técnicas e estratégias aplicadas pela nossa equipa profissional.
Por exemplo, o apoio psicológico individualizado, as terapias de grupo, os ateliers psicoeducativos, os ateliers ocupacionais, entre outros, irão permitir aos nossos utentes:
- Em primeiro lugar, aprender a expressar as suas opiniões e sentimentos.
- Igualmente importante, facilitar a comunicação interpessoal.
- Por outro lado, tolerar a comparação e a desaprovação.
- E além disso, a resolver os seus problemas do quotidiano.
O nosso objectivo é principalmente ajudar cada utente a descobrir mais sobre si mesmo. Para tal, proporcionamos-lhe as ferramentas necessárias para a sua recuperação.
O processo de tratamento irá contribuir ainda para reforçar os factores de protecção e minimizar os factores de risco. Sobretudo, através do amadurecimento pessoal, e com especial enfoque em:
> auto-estima, autodomínio, responsabilização, relações familiares e interpessoais e habilidades sociais.

Serviços e Actividades do Programa de Tratamento da Dependência
Destacamos, genericamente, os principais serviços e actividades que disponibilizamos aos nossos Utentes:
> Acompanhamento Psicológico Individual.
> Acompanhamento Médico e Psiquiátrico.
> Psicoterapia grupal.
> Ateliers Ocupacionais e psicoeducativos.
> Actividades lúdicas/culturais e de gestão de tempo livre.
> Actividades desportivas e de expressão corporal.
Equipa Terapêutica
A atenção personalizada ao cliente é o que distingue um serviço. Para tal, contamos com uma equipa multidisciplinar, altamente qualificada que inclui profissionais de diferentes áreas de intervenção. Alguns deles/as têm mais de 15 anos de experiência trabalhando no tratamento das adições. Entre outros salientam-se os profissionais de:
> Medicina Geral, Psiquiatria, Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Animação Sociocultural.
A complementaridade destes profissionais é uma garantia adicional de um acompanhamento intensivo, personalizado e permanente. Por outro lado, investimos na formação contínua da nossa equipa, de forma a desenvolver as suas competências específicas e profissionais. Cada profissional consegue, desta forma, fazer pleno uso da sua motivação pessoal e criatividade.
Adicionalmente, está comprovado que a força do vínculo do utente com a equipa é a chave para uma relação terapêutica próxima e subsequentemente geradora de mudança positiva.
É assim deste compromisso da Dianova e da sua Equipa assente em 3 décadas de experiência que deriva a convicção que o tratamento resulta.
O Processo de Avaliação / Admissão
Não nos esqueçamos que as pessoas com comportamentos adictivos são um grupo bastante heterogéneo face às suas características intrínsecas. Estão são clinicamente importantes no momento de estabelecer um plano de tratamento.
Consequentemente, nesta fase recolhemos e analisamos toda a informação clínica e social relativa ao candidato, como por exemplo:
> Substâncias consumidas e historial de consumos.
> Severidade da adicção e grau de deterioração funcional.
> Exames e relatórios clínicos.
> Contexto social e familiar.
Com base nestas informações e nas expectativas do candidato será elaborado um plano de tratamento integral, multidisciplinar e individualizado.
Certificação Gestão da Qualidade

Certificado o seu Sistema de Gestão da Qualidade NP EN ISO 9001:2015
no âmbito da Reabilitação e Reinserção de Toxicodependentes
na Comunidade Terapêutica da Quinta das Lapas.