Tratamento de Dependência de Álcool | Alcoolismo

Loading

loading icon
title

Tratamento de Dependência de Álcool Serviços

A Problemática do Alcoolismo

Denominamos alcoolismo à dependência física e mental provocada pelo consumo excessivo de álcool. Quando alguém experimenta um desejo incontrolável de beber álcool e o sentimento de que não pode funcionar sem ele? Essa pessoa pode sofrer do que se denomina transtorno por dependência de álcool.

O álcool é uma droga depressora do sistema nervoso central que inibe progressivamente as funções cerebrais. O que demonstram as últimas investigações científicas sobre o consumo de álcool? Particularmente o consumo abusivo concentrado em poucas horas por adolescentes, pode afetar o sistema nervoso central a diferentes níveis:

> Interfere no desenvolvimento do cérebro, limitando o seu futuro e potencial individual.

> Afecta a zona cerebral (hipocampo) relacionada com a memória e a aprendizagem.

> Nos casos em que o consumo produz sintomas de ressaca ou abstinência, produz danos na memória, aprendizagem e planificação de tarefas.

Efeitos e Consequências do Abuso de Álcool na Saúde

Sabia que o consumo de álcool tem consequências ao nível da saúde física e mental? E também ao nível das diferentes áreas de funcionamento do indivíduo – familiar, social, laboral e judicial?

Tem sido repetidamente observada a relação entre o consumo de álcool e mais de 200 doenças, com consequências graves ao nível individual e social. 

1. A curto prazo o consumo excessivo de álcool implica os seguintes riscos:

> Intoxicação etílica, que pode resultar em coma ou inclusive morte.

> Favorece as condutas de risco, já que o álcool desinibe e provoca uma falsa sensação de segurança. Está assim relacionado com acidentes de tráfico, laborais e práticas sexuais de risco.

2. A longo prazo, o consumo abusivo de álcool implica graves problemas de saúde e conflitos familiares e sociais.

Por estas razões, o consumo abusivo de álcool é um grave problema de saúde, com factores pessoais e sociais na sua origem. O que origina a necessidade de aceder a um tratamento de dependência de álcool.

Um acompanhamento adequado e especializado, com uma equipa de referência poderá dar um novo rumo à sua vida.

De acordo com o Relatório do SICAD, Portugal regista o 9º lugar dos países com maior consumo de álcool “per capita” do mundo. Segundo a OMS, entre os consumidores de álcool, 16.9% apresenta um consumo excessivo, 0.9% um consumo de risco e 2.1% uma dependência do álcool.

O Tratamento do Alcoolismo Resulta

Se este é um dos problemas que pretende ultrapassar, focalizando-se numa recuperação orientada à abstinência, a Dianova pode ajudá-lo. O nosso programa intensivo e individualizado para tratamento da dependência do álcool, focaliza-se na concretização das suas aspirações, bem-estar e realização pessoal. Sabemos que a recuperação é possível.

O nosso objectivo é oferecer-lhe um tratamento em regime residencial com uma diversidade de serviços, baseado em evidências científicas e com uma certificação de qualidade.

O nosso Programa de Tratamento de Dependência de Álcool

O nosso programa terapêutico para a dependência de álcool focaliza-se nas necessidades individuais. Oferecemos uma abordagem cognitivo-comportamental, com um enfoque biopsicossocial. Através da qual procuramos que o indivíduo tome consciência acerca do seu problema de alcoolismo.

De seguida e ao longo do tratamento, pretende-se que obtenha:

  1. novos processos de aprendizagem.
  2. recupere a sua autoestima.
  3. adquira sentido da responsabilidade.
  4. e maior autodomínio, potenciando os seus próprios recursos e capacidades.

Em contexto residencial, combinamos as relações interpessoais, os processos de ressocialização dos Utentes com técnicas terapêuticas e intervenções educativas diversas. O objectivo é promover uma recuperação integral e orientada à abstinência.

A Vida Antes – Durante – Depois do Tratamento

Para perceber melhor como intervimos, ilustramos com o Antes – Durante – Após em que as premissas do nosso programa de tratamento se baseiam:

1. ANTES do programa em Comunidade Terapêutica

> Desconexão com o Outro. Consumos como solução habitual face a sentimentos esmagadores. Ou como escape das expectativas de familiares ou amigos. Estar “ alcoolizado” para resolver problemas de regulação de conduta, de identidade ou de integração.

2. DURANTE o tratamento em Comunidade Terapêutica

> Ao entrar na CT e começar a viver com o grupo de pares de acordo com as regras do programa, os Utentes iniciam a sua reconexão com o Outro. Iniciam a gestão dos seus sentimentos e emoções, a resolução de problemas de regulação de conduta, o sentimento de reconhecimento de quem “sou” e a ultrapassagem das formas habituais de interacção.

3. APÓS o tratamento em Comunidade Terapêutica

> “Mudei 100%”. Através da estrutura narrativa obtida sobre quem são e pelo que passaram, os Utentes tornam-se capazes de lidar com experiências de forma positiva. Da regulação da conduta de mudança sobressai a importância de falar verdadeiramente acerca da prevenção de recaída. Mudança de percepção de Si e em relação a outros. Desejo de viver: ter um apartamento, começar a trabalhar, pagar as contas, regressar à escola…

Em Resumo: Factores Críticos de Sucesso do Tratamento

Para este efeito apostamos:

Na abstinência em contexto saudável: o restabelecimento do equilíbrio físico e psicológico inicia-se pela abstinência de álcool em ambiente comunitário.

Na análise comportamental: partindo do pressuposto de que cada comportamento tem consequências específicas e tem subjacentes expectativas cognitivas e sociais.

Na pedagogia da vida quotidiana: pela participação em actividades ocupacionais, pela responsabilização de tarefas da vida diária, pela gestão saudável dos tempos livres, pretende-se promover a reestruturação e organização pessoal e o descobrir de outras actividades que suscitem satisfação pessoal.

No acompanhamento psicológico: pela participação em grupos terapêuticos e psicoterapia individual promovemos o desenvolvimento cognitivo, emocional e relacional, trabalhando estratégias de prevenção de recaída.

Contacte-nos para mais informação ou marcação de consulta prévia através do 261 312 300 ou email tratamento@dianova.pt .

Avalie o seu Estado de Dependência de Álcool

Os resultados deste auto-teste não constituem um diagnóstico fidedigno de dependência e devem ser utilizados apenas como um guia para a compreensão do seu uso de drogas e os potenciais problemas de saúde envolvidos. As informações fornecidas aqui deverão ser complementadas com uma avaliação completa por um profissional de saúde, com vista ao aconselhamento do tipo de programa de tratamento.